Documento base foi apresentado em evento virtual realizado na semana passada e disponível no YouTube. Contribuições da comunidade acadêmica serão recebidas até 29 de abril (imagem: reprodução)

Programa BIOTA-FAPESP abre seu planejamento estratégico para consulta pública
31 de março de 2022
EN ES

Documento base foi apresentado em evento virtual realizado na semana passada e disponível no YouTube. Contribuições da comunidade acadêmica serão recebidas até 29 de abril

Programa BIOTA-FAPESP abre seu planejamento estratégico para consulta pública

Documento base foi apresentado em evento virtual realizado na semana passada e disponível no YouTube. Contribuições da comunidade acadêmica serão recebidas até 29 de abril

31 de março de 2022
EN ES

Documento base foi apresentado em evento virtual realizado na semana passada e disponível no YouTube. Contribuições da comunidade acadêmica serão recebidas até 29 de abril (imagem: reprodução)

 

Agência FAPESP – O Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA) iniciou em 25 de março um processo de consulta pública sobre seu planejamento estratégico para os próximos oito anos. O documento, chamado BIOTA 2030, foi apresentado durante um evento virtual, que pode ser assistido pelo canal da Agência FAPESP no YouTube.

O planejamento para a próxima década de atuação foi organizado pelos membros da coordenação do programa a partir de uma série de oito eventos realizados em 2020, nos quais houve uma avaliação dos caminhos trilhados e dos resultados das pesquisas financiadas.

De acordo com Jean Paul Metzger, membro da coordenação do BIOTA, o plano apresentado correlaciona essas discussões realizadas com a comunidade científica em 2020, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas e os novos acordos de biodiversidade internacionais em discussão no momento.

“A biodiversidade tem sido cada vez mais compreendida como parte da solução e como instrumento para transições sustentáveis da sociedade e foram esses elementos que procuramos trazer para o nosso plano estratégico”, analisa Metzger.

A participação contínua da comunidade acadêmica na construção do programa foi um dos pontos destacados pelo diretor científico da FAPESP, Luiz Eugênio Mello. “É muito importante que a comunidade se sinta coautora deste documento. As discussões realizadas em 2020 e a consulta pública permitem que a comunidade participe dessa construção e cria um sistema de retroalimentação, que contribui ativamente para que os objetivos gerais do BIOTA possam ser alcançados”, disse.

A importância da colaboração e da coprodução de conhecimentos também foi destacada por Lúcia Lohmann (Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo) e Eduardo Brondízio (Indiana University, Estados Unidos), convidados para o evento de discussão do plano.

Para Lohmann, “a transparência do processo e a abordagem participativa adotada ao elaborar esse plano estratégico são indicadores muito significativos do amadurecimento do programa e do desejo do BIOTA de engajar a comunidade científica no processo de construção conjunta das estratégias e das prioridades de trabalho para a próxima década”.

Brondízio destacou que o programa, ao longo do tempo, definiu prioridades científicas que guiaram a comunidade, padronizou abordagens, criou uma infraestrutura compartilhada e novas comunidades de pesquisa e, conforme a demanda foi surgindo, expandiu o seu escopo temático, geográfico e político.

“O plano estratégico reflete bem essa evolução e aponta para as novas fronteiras que são partes desse processo de desenvolvimento de um programa como o BIOTA, recolocando a biodiversidade em diálogo com questões mais amplas”, ressalta o pesquisador. “Além disso, um plano estratégico como este pode ser uma alavanca para uma ciência mais diversa e inclusiva.”

Eixos temáticos

O planejamento proposto é organizado a partir de cinco eixos temáticos: “Descoberta”, “Coleções”, “Síntese”, “Transformação” e “Empreendedorismo”. Os dois primeiros são linhas de trabalho que já vêm sendo desenvolvidas desde o início do programa, consideradas como linhas de sustentação para os outros eixos propostos.

“Descoberta” é formado pelas pesquisas voltadas para o entendimento dos mecanismos e processos das funções ecológicas que estão relacionados tanto com a manutenção quanto com a mudança da biodiversidade ao longo do processo evolutivo. Já o eixo “Coleções” é composto pelas pesquisas realizadas a partir das coleções biológicas, além de mecanismos de manutenção, diversificação, incremento e melhoria de acesso a esses espaços.

“Síntese” procurará promover a ciência colaborativa de síntese e estimular novas ideias, abordagens e soluções relacionadas ao entendimento, conservação ou uso da biodiversidade. O eixo tem como uma de suas ênfases um aspecto caro ao Programa BIOTA desde seu início: a formação de uma nova geração de pesquisadores capazes de trabalhar, cada vez mais, de forma colaborativa e em redes de pesquisa.

O eixo “Transformação” procurará expandir o conhecimento sobre o papel da biodiversidade como elemento central da transição para a sustentabilidade dos sistemas socioecológicos. Práticas de governança socioambiental, subsídios para tomadas de decisão em políticas e projetos, desenhos de cenários e criações de estratégias de comunicação e coprodução de conhecimentos com a sociedade para o enfrentamento das crises socioambientais atuais são alguns dos desafios a serem superados neste eixo.

“Empreendedorismo” tem como foco a promoção, o incentivo e a identificação de oportunidades de inovação em bioprodutos e serviços ecossistêmicos. O estímulo à criação de projetos de inovação dentro do Programa BIOTA, a articulação entre diferentes setores da cadeia de inovação e a promoção da cultura do empreendedorismo na formação de recursos humanos são algumas das ações propostas para o eixo.

As contribuições para o Plano BIOTA 2030 podem ser feitas até 29 de abril, por meio do formulário disponível em: https://forms.gle/DMo3zEv5TSTQNhMi7.

* Com informações de Érica Speglich, do boletim BIOTA Highlights.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.