Professores de física ganham página na internet
28 de julho de 2008

Portal Píon é lançado pela Sociedade Brasileira de Física com material de apoio à atividade docente, visando a melhorar o processo de ensino aprendizagem

Professores de física ganham página na internet

Portal Píon é lançado pela Sociedade Brasileira de Física com material de apoio à atividade docente, visando a melhorar o processo de ensino aprendizagem

28 de julho de 2008

 

Agência FAPESP – Os professores de física de todo o país, em especial os do ensino médio, ganharam uma página na internet que fornecerá material instrucional de apoio à atividade docente, visando a melhorar o processo de ensino aprendizagem.

Trata-se do portal Píon, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que já está no ar para livre consulta. O site também pretende servir como um meio de divulgação da física para todos os interessados no assunto.

O nome do portal é uma homenagem ao físico brasileiro Cesar Lattes, co-descobridor da partícula elementar conhecida por Méson pi ou Píon. Nele estão disponíveis conteúdos como simulações, aulas prontas, textos, imagens e links.

A página tem uma sessão de artigos que contém adaptações de textos originalmente publicados na revista Física na Escola, da SBF, além de artigos escritos por internautas e colaboradores. Já a sessão “Você sabia” oferecerá uma seleção de desafios em física, elaborados especialmente para professores e estudantes.

Notícias relevantes sobre o ensino de física, um blog com comentários e dicas e uma sessão com informações sobre eventos também estão no portal. Há ainda um fórum de discussões para ampliar o relacionamento e a troca de experiências entre o público, os físicos e os professores.

O idealizador e coordenador do portal é o físico Nelson Studart, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mais informações: www.pion.sbfisica.org.br

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.