Vanderlan Bolzani do IQ-Unesp, de Araraquara, é primeira latino-americana membro honorário da sociedade britânica de química (foto: arq.pessoal)
Vanderlan Bolzani do IQ-Unesp, de Araraquara, é primeira latino-americana membro honorário da sociedade britânica de química
Vanderlan Bolzani do IQ-Unesp, de Araraquara, é primeira latino-americana membro honorário da sociedade britânica de química
Vanderlan Bolzani do IQ-Unesp, de Araraquara, é primeira latino-americana membro honorário da sociedade britânica de química (foto: arq.pessoal)
Por Fabio Reynol
Agência FAPESP – A pesquisadora Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro da coordenação do Projeto Biota-FAPESP, recebeu o título de fellow da The Royal Society of Chemistry, uma das mais conceituadas e tradicionais sociedades científicas do mundo.
Trata-se de um título inédito na América Latina. “Estou muito feliz e honrada com esse reconhecimento de uma instituição tão importante e que tem um corpo de publicações de excelência”, disse Vanderlan à Agência FAPESP. Segundo ela, o título deverá ajudar a destacar no Brasil a pesquisa de produtos naturais, área em que atua.
Fundada em 1841 como Chemical Society of London, a instituição britânica concede anualmente o título de fellow, o qual designa seus membros honorários. Um comitê escolhe os laureados entre os pesquisadores associados à sociedade, cerca de 46 mil. Este ano, foram 64 os escolhidos.
A distinção é concedida basicamente a profissionais que se enquadrem em um desses quatro grupos: cientistas em química que se destaquem fora do Reino Unido por meio de contribuições para essa área do conhecimento; cientistas no Reino Unido de outras áreas de atuação cujos trabalhos tenham impacto significativo na química; pesquisadores em química no Reino Unido laureados com o Prêmio Nobel; e personalidades que se destaquem em atividades que promovam benefício significativo para a comunidade química.
Ao lado da professora Vanderlan, estão na lista de fellows deste ano os ganhadores do Nobel: Elias Corey (1980), Jean-Marie Lehn (1987), Karl Sharpless (1997), Gerhard Ertl Hon (2007) e Martin Chalfie (2008).
Natural de Santa Rita (PB), Vanderlan é farmacêutica graduada pela Universidade Federal da Paraíba. É mestre em química orgânica e doutora em ciências, ambos os títulos obtidos pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo.
Está no quadro docente da Unesp desde 1980. Possui pós-doutorado pelo Departamento de Química no Instituto Politécnico e Universidade Estadual de Virgínia, Estados Unidos, com apoio de Bolsa da FAPESP.
A pesquisadora obteve título de livre-docente pelo Instituto de Química da Unesp em 1996 e é a atual presidente da Sociedade Brasileira de Química, sendo eleita para o mandato 2009-2010.
Vanderlan já foi incumbida pela Royal Society of Chemistry de duas missões internacionais: organizar, ainda este ano, um encontro entre Brasil e Reino Unido, durante o Congresso Latino-Americano de Cartagena, na Colômbia, e coordenar um simpósio sobre química de produtos naturais em evento a ser realizado em Porto Rico, em 2011, Ano Internacional da Química.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.