Erney Camargo recebe o título do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Como pesquisador, é conhecido pela atuação em biologia molecular de parasitas e epidemiologia da malária (foto: CNPq)

Professor Emérito da USP
23 de agosto de 2005

Erney Camargo, presidente do CNPq, recebe o título do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Como pesquisador, é conhecido pela atuação em biologia molecular de parasitas e epidemiologia da malária

Professor Emérito da USP

23 de agosto de 2005

Agência FAPESP - O médico Erney Camargo, 70 anos, recebeu na segunda-feira (22/8) o título de professor emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Camargo tem uma longa carreira de pesquisador, sendo conhecido por atuar na área de biologia molecular de parasitas e epidemiologia da malária.

Formou-se em 1959 na Faculdade de Medicina da USP e iniciou a carreira científica ainda no segundo ano do curso do medicina, no Departamento de Parasitologia, sob a direção do professor Samuel Pessoa.

Segundo informações do CNPq, depois de formado Camargo estagiou no Instituto Butantan, trabalhando em biossíntese de proteínas com Sebastião Baeta. Em 1961, foi convidado a ingressar no quadro docente da Faculdade de Medicina.

Em 1964, junto com outros pesquisadores, foi demitido por razões políticas, emigrando para os Estados Unidos, onde permaneceu por cinco anos na Universidade de Wisconsin. De volta ao Brasil, apresentou tese de doutorado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em 1970, ingressou na Escola Paulista de Medicina, colaborando na reorganização do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, juntamente com Luiz Rachid Trabulsi.

Em 1985, retornou à USP como professor titular do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas, onde permaneceu até abril de 2005, quando se aposentou por atingir a idade de 70 anos, embora continue realizando pesquisas e orientando alunos.

Seus primeiros trabalhos científicos foram sobre a bioquímica de protozoários parasitas. Seu primeiro trabalho independente, publicado em 1964, sobre o crescimento e diferenciação do Trypanosoma cruzi, ainda hoje é regularmente citado na literatura científica internacional.

Entre os diversos cargos que ocupou, Erney Camargo foi presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia, pró-reitor de pesquisa da USP e diretor do Instituto Butantan.