Professor da Unicamp recebe homenagem do Conselho Internacional de Matemática Industrial e Aplicada | AGÊNCIA FAPESP

José Mario Martínez Perez recebeu o reconhecimento por realizações na área de software e aplicativos para resolver problemas de otimização em larga escala (foto: CeMEAI/divulgação)

Professor da Unicamp recebe homenagem do Conselho Internacional de Matemática Industrial e Aplicada

16 de novembro de 2022

Agência FAPESPJosé Mario Martínez Perez, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vice-diretor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), foi anunciado como vencedor do prêmio Su Buchin, promovido pelo Conselho Internacional de Matemática Industrial e Aplicada (Iciam).

O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus de São Carlos.

Perez recebeu a homenagem por realizações em pesquisa na área de software e aplicativos para resolver problemas de otimização em larga escala e pela promoção do desenvolvimento das comunidades de otimização e matemática aplicada na América Latina.

Tal reconhecimento é concedido a cada quatro anos a matemáticos com atuação destacada na educação, na pesquisa e na promoção do desenvolvimento de países em desenvolvimento. É a primeira vez que um matemático da América Latina recebe esse prêmio.

O professor da Unicamp é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), já recebeu a Ordem do Mérito Científico no grau de Comendador e, desde 2021, é presidente do Conselho do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp. Ele tem experiência em matemática aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas não lineares, otimização, algoritmos numéricos e aplicações.

Mais informações: https://bit.ly/3DA8h6M.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados