A entrega da medalha, acompanhada de um diploma, ocorreu durante a cerimônia de abertura do Abec Meeting 2024 (foto: divulgação)
Benedito Barraviera foi homenageado por sua atuação como fundador e editor da revista eletrônica Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases
Benedito Barraviera foi homenageado por sua atuação como fundador e editor da revista eletrônica Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases
A entrega da medalha, acompanhada de um diploma, ocorreu durante a cerimônia de abertura do Abec Meeting 2024 (foto: divulgação)
Agência FAPESP – O professor Benedito Barraviera, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, foi agraciado com a inédita Medalha da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec Brasil).
De acordo com o estatuto da entidade, a honraria é concedida a “pessoas físicas de irrepreensível conduta moral, social e ética, por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e aprimoramento dos periódicos científicos e da comunicação e divulgação científica em geral”. A indicação é feita pelo Conselho Deliberativo da Abec Brasil e aprovado em assembleia geral.
Barraviera foi homenageado por sua atuação como fundador e editor do Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD), revista científica oficial do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp.
O professor é diretor do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos (CTS, na sigla em inglês), um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) apoiados pela FAPESP, sediado no Cevap-Unesp. Em 2019, ele foi indicado e empossado como Membro Titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e, em 2021, tornou-se Correspondiente Extranjero de la Real Academia Nacional de Farmacia, da Espanha.
Barraviera afirmou ser uma grande honra receber o prêmio. “Com certeza ele é decorrente da minha carreira acadêmica voltada para a editoração científica. A confecção da primeira revista eletrônica brasileira, época em que não havia internet comercial no Brasil, foi uma ousadia beirando a ‘irresponsabilidade’. Quase três décadas depois veio o reconhecimento da iniciativa mostrando que as plataformas digitais para publicação científica estão consolidadas mundo afora”, disse à assessoria de imprensa da Unesp.
Ele ainda acrescentou: “Evidentemente que ninguém chega lá sozinho. Tive o prazer de ter tido o apoio irrestrito da minha universidade, particularmente dos diretores e colaboradores do Cevap, que sempre entenderam a importância do periódico e deram apoio irrestrito à ideia”.
A entrega da medalha, acompanhada de um diploma, ocorreu durante a cerimônia de abertura do Abec Meeting 2024, principal fórum no Brasil para editores científicos e profissionais envolvidos na produção e publicação científicas.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.