Com apoio da Faperj, o Centro de Processamento de Dados do Rio de Janeiro assina acordo com Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação, da França, que irá oferecer suporte tecnológico para projeto que pretende levar internet de alta velocidade a comunidades carentes
Com apoio da Faperj, o Centro de Processamento de Dados do Rio de Janeiro assina acordo com Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação, da França, que irá oferecer suporte tecnológico para projeto que pretende levar internet de alta velocidade a comunidades carentes
Segundo a Faperj, pelo acordo a organização francesa oferecerá suporte tecnológico para a ampliação da Infovia, que tem como objetivo interligar a Rede Rio de Computadores ao Proderj, possibilitando o acesso à internet de alta velocidade em comunidades carentes, localizadas no entorno dos centros universitários.
A parceria tecnológica entre o Proderj e o Inria foi oficializada na visita de representantes da instituição francesa à Faperj, na terça-feira (24/8). Na ocasião, representantes das duas instituições identificaram possíveis projetos a serem implementados em conjunto.
Estiveram presentes na sede da fundação fluminense, Pierre Deransart, diretor-geral de pesquisa do Inria, Patrick Valduriez, diretor de pesquisa do Inria em Nantes, e Esther Pacitti, professora da Universidade de Nantes. Eles se reuniram com o diretor-presidente da Faperj, Pedricto Rocha Filho, e com Mônica Savedra, assessora da diretoria científica e responsável pela área de cooperação internacional da fundação.
Após a reunião, Mônica levou a comitiva francesa para conhecer as instalações do Proderj, onde foram recebidos pela presidente Tereza Porto e o vice-presidente Paulo Coelho. Para Tereza, a parceria deverá ser extremamente proveitosa. "Os projetos de internet sem fio e de rede elétrica para transmissão de dados desenvolvidos pelo Inria podem facilitar bastante a ampliação da Infovia em todo o Estado do Rio de Janeiro", afirmou.
As instituições também acertaram um seminário conjunto a ser realizado em abril de 2005. "Uma idéia é que os pesquisadores e professores ligados ao Inria possam estar aqui e trocar informações e experiências. Até mesmo softwares em comum podem surgir dessa cooperação", disse Tereza.
O Inria, criado em 1967 em Rocquencourt, próximo a Paris, é uma instituição de caráter científico e tecnológico ligada ao Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Pesquisa e ao Ministério da Economia, Finanças e da Indústria franceses.
A FAPESP tem convênio assinado com o Inria desde janeiro de 2003. Para saber mais sobre a parceria entre a fundação paulista e a instituição francesa, clique aqui.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.