Nasa concede Prêmio Embaixador da Exploração a Neil Armstrong, que levou a Apolo 11 à superfície do satélite terrestre em 20 de julho de 1969. Troféu reúne placa e uma rocha lunar
Nasa concede Prêmio Embaixador da Exploração a Neil Armstrong, que levou a Apolo 11 à superfície do satélite terrestre em 20 de julho de 1969. Troféu reúne placa e uma rocha lunar
"Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade", disse Armstrong, comandante da missão, ao se tornar o primeiro homem a andar no satélite terrestre. A cena foi transmitida ao vivo pela televisão e acompanhada por milhões em todo o mundo, encerrando a corrida contra os então soviéticos e mostrando que o espaço estava aberto à exploração humana.
Quase 40 anos depois, a Nasa concedeu a Armstrong o Prêmio Embaixador da Exploração, que "reconhece o sacrifício e a dedicação dos astronautas dos programas Apolo, Gemini e Mercury", segundo a agência espacial.
O prêmio será entregue a cada um dos 38 participantes – ou a seus parentes, nos casos dos que morreram – das missões que culminaram com a conquista da Lua. É composto por uma base com uma rocha lunar e placa que descreve a amostra como "um símbolo da unidade do esforço humano e da esperança por um futuro em paz e harmonia". Aldrin recebeu o troféu em março.
A cerimônia de entrega a Armstrong foi realizada no dia 18, no Museu de Cincinnati, em Ohio, estado onde nasceu o astronauta. O troféu foi doado à instituição, onde ficará em exposição permanente.
"Não sinto inveja de ninguém, mas para Neil eu abro uma grande exceção", disse bem-humorado o ex-senador John Glenn, primeiro norte-americano a orbitar a Terra, durante a cerimônia.
Armstrong também comandou a missão Gemini 8, em 1966, quando conduziu o primeiro engate entre duas naves no espaço. Nascido em 5 de agosto de 1930, tirou o brevê aos 16 anos, antes da licença para dirigir automóveis. Formou-se em engenharia de aeronáutica pela Universidade Purdue. Durante a Guerra da Coréia (1950-1953), participou de 78 missões aéreas.
Era considerado um dos mais habilidosos pilotos entre os participantes do programa espacial norte-americano. "O piloto de testes dos pilotos de testes", segundo Mike Griffin, administrador da Nasa. Diferente do costume da época, não tinha carreira militar e foi o primeiro civil a comandar uma espaçonave pela Nasa.
Mais informações sobre Armstrong: www.jsc.nasa.gov/Bios/htmlbios/armstrong-na.html
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.