Segundo coordenador da equipe nacional, alunos brasileiros têm boas chances de ganhar a competição
(Foto: Divulgação)

Preparativos experimentais
26 de novembro de 2004

Primeira edição da Olimpíada Internacional Júnior de Ciências, que ocorre de 5 a 14 de dezembro, na Indonésia, reunirá estudantes de 40 países. Os alunos brasileiros participantes do evento estão em treinamento na USP de São Carlos

Preparativos experimentais

26 de novembro de 2004

(Foto: Divulgação)

Agência FAPESP - Seis estudantes paulistas embarcarão para Jacarta, na Indonésia, no dia 1º de dezembro, para representar o Brasil na 1ª Olimpíada Internacional Júnior de Ciências. A disputa, que ocorre entre 5 e 14 de dezembro, reúne cerca de 240 jovens, entre 14 e 15 anos de idade, representando 40 países de todo o mundo.

Segundo um dos coordenadores da equipe brasileira, Ozimar Pereira, a idéia do evento é fomentar o interesse dos jovens para as carreiras ligadas às áreas de ciência e tecnologia. "É uma iniciativa da Sociedade Indonésia de Física que tem como foco principal incentivar o gosto pela ciência entre alunos do ensino fundamental", disse Pereira, diretor executivo da Associação Paulista de Professores de Física, à Agência FAPESP.

A delegação brasileira estará concentrada em São Carlos, de 26 a 29 de novembro, para a realização de um treinamento intensivo no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é fazer com que os alunos consigam se adaptar com os experimentos que constarão no programa da competição.

As questões da prova vão envolver assuntos interdisciplinares sobre física, química e biologia. "Nos conjuntos experimentais aplicados em São Carlos, os alunos irão conhecer alguns procedimentos técnicos de laboratório, além de aprender como conduzir uma pesquisa e como manipular diversos tipos de materiais", disse Pereira. "Na ocasião também será aplicado um simulado experimental para que o time brasileiro tenha um excelente desempenho na Indonésia".

Na olimpíada, os estudantes participarão de três provas com três horas de duração cada: uma na forma de testes de múltipla escolha, outra dissertativa e, a última experimental. "Acredito que os estudantes brasileiros têm grandes chances de vencer a competição, pois, ao contrário do ensino médio, onde o grau de exigência dos testes é equivalente ao ensino superior, a olimpíada júnior traz provas mais leves", disse o coordenador.

Os seis alunos escolhidos para representar o Brasil na Indonésia foram selecionados entre 200 escolas do Estado de São Paulo que tiveram boa participação em olimpíadas nacionais de conhecimento, como de Matemática, Física e Astronomia.

Os concorrentes tiveram que escrever uma dissertação sobre os "Aspectos Físicos, Químicos e Biológicos da Água", que acompanhou o histórico escolar, duas cartas de recomendação e o curriculum vitae de cada aluno. A seleção ficou a cargo do Centro de Biotecnologia Molecular e Estrutural, em São Carlos, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid/FAPESP).

Veja os integrantes da delegação brasileira em Jacarta:

Bruna Guidini Santos, 14 anos (Colégio Objetivo)
Karen Hosomi Teramae, 14 anos (Colégio Objetivo)
Thomas Gaze Debeus, 14 anos (Colégio Objetivo)