A socióloga Maria Aparecida de Moraes Silva, da Unesp, e o jornalista Marcelo Leite são os vencedores da edição 2005 dos prêmios Érico Vannucci Mendes e José Reis de Divulgação Científica
A socióloga Maria Aparecida de Moraes Silva, da Unesp, e o jornalista Marcelo Leite são os vencedores da edição 2005 dos prêmios Érico Vannucci Mendes e José Reis de Divulgação Científica
Maria Aparecida, professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), foi premiada pelas pesquisas referentes aos trabalhadores camponeses e suas condições sociais, particularmente a condição do migrante e da mulher.
A socióloga é graduada pela Unesp e tem mestrado e doutorado realizados na Universidade de Paris I (Panthton-Sorbonne). Para concorrer ao prêmio, a pesquisadora inscreveu os livros Errantes do fim do século, A luta pela terra: experiência e memória e O avesso do trabalho, além de 19 artigos sobre cidadania, reforma agrária e assentamentos, violência e escravidão, migração, gênero, memória e trabalho e exclusão social e exploração.
Segundo o CNPq, o Prêmio Érico Vannucci Mendes é concedido a quem se distinguir em estudos e pesquisas, devidamente publicados, sobre a cultura brasileira e a preservação da memória nacional, especialmente as tradições populares e os traços culturais das minorias étnicas e sociais. A premiação é de R$ 5 mil.
A comissão julgadora escolheu também Eraldo Medeiros Costa Neto, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), para receber a menção honrosa. Costa Neto destacou-se, segundo a comissão, pela originalidade de sua contribuição aos estudos dos conhecimentos tradicionais sobre zoologia e medicina no sertão baiano.
Marcelo Leite tem mais de 25 anos de carreira dedicados, em grande parte, ao jornalismo científico. Colunista do jornal Folha de S. Paulo, do qual foi editor de ciência e ombudsman, Leite também é autor do blog Ciência em Dia e dos livros O DNA, A floresta Amazônica e Os alimentos transgênicos.
O Prêmio José Reis é destinado a quem contribua significativamente para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do público leigo e, este ano, foi atribuído na modalidade Jornalismo Científico. O valor do prêmio é o equivalente a US$ 4.500.
A entrega das premiações será feita durante a reunião anual da SBPC, em Fortaleza (CE), entre os dias 17 e 22 de julho.
Mais informações: www.cnpq.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.