É possível se inscrever até 10/10 (imagem: Drazen Zigic/Freepik)

Prêmio Unesco-Hamdan para o Desenvolvimento de Professores recebe inscrições
01 de outubro de 2025

Premiação tem como objetivos aprimorar a educação de professores e programas de desenvolvimento profissional

Prêmio Unesco-Hamdan para o Desenvolvimento de Professores recebe inscrições

Premiação tem como objetivos aprimorar a educação de professores e programas de desenvolvimento profissional

01 de outubro de 2025

É possível se inscrever até 10/10 (imagem: Drazen Zigic/Freepik)

 

Agência FAPESP – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) recebe inscrições até 10 de outubro para o “Prêmio Hamdan para o Desenvolvimento de Professores”.

Criado em 2008 e financiado pela Fundação Hamdan bin Rashid Al Maktoum para Notável Desempenho Acadêmico, dos Emirados Árabes Unidos, o prêmio tem como objetivos aprimorar a educação de professores e programas de desenvolvimento profissional e melhorar práticas dos professores em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento.

Serão premiados três candidatos que contribuíram significativamente para a qualidade do ensino e da aprendizagem com US$ 100 mil cada um.

Podem se candidatar organizações e instituições internacionais ou nacionais, organizações governamentais ou não governamentais, instituições de educação ou de pesquisa.

A comissão julgadora selecionará projetos que tenham contribuído significativamente para a melhoria da educação e da aprendizagem, de acordo com os princípios e objetivos da Unesco na área de educação de professores. As iniciativas devem demonstrar inovação, a fim de promover a qualidade e a efetividade da educação; ser exemplares, com potencial de inspirar outros programas; e estar em atividade há pelo menos três anos.

Para concorrer, os interessados devem se inscrever por formulário on-line, seguindo as instruções. Durante a inscrição, será exigida carta de apresentação que deve conter o nome do projeto, da organização candidata, o tipo de organização, nome dos participantes com endereço completo, e-mail e telefone para contato, data de início e data prevista para o fim do projeto.

Entre 13 e 23 de outubro, um comitê vai selecionar até cinco representantes nacionais para concorrer à fase internacional do processo seletivo. Os candidatos escolhidos serão avisados do resultado por e-mail e informados sobre o procedimento necessário para a oficialização das candidaturas.

Entre fevereiro e março de 2026, os candidatos indicados pelos Estados-membros da Unesco serão avaliados por júri de profissionais internacionais. A cerimônia de premiação e anúncio dos vencedores acontecerá no dia 5 de outubro de 2026, na sede da Unesco, em Paris, França.

Mais informações: www.unesco.org/en/prizes/teacher-development.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.