Prêmio para pesquisa em ELA
09 de junho de 2009

Belga Peter Carmeliet ganha 2º Prêmio Paulo Gontijo de Medicina Internacional para pesquisas científicas em esclerose lateral amiotrófica. Estudo será apresentado no dia 20, em São Paulo

Prêmio para pesquisa em ELA

Belga Peter Carmeliet ganha 2º Prêmio Paulo Gontijo de Medicina Internacional para pesquisas científicas em esclerose lateral amiotrófica. Estudo será apresentado no dia 20, em São Paulo

09 de junho de 2009

 

Agência FAPESP – O Instituto Paulo Gontijo (IPG) apresentará, no dia 20 de junho, o trabalho vencedor do 2º Prêmio Paulo Gontijo de Medicina Internacional para pesquisas científicas em esclerose lateral amiotrófica.

O estudo ganhador, intitulado “Novel role for VEGF receptor-1 and VEGF-B in motor neuron degeneration”, é de autoria do belga Peter Carmeliet. A premiação ocorrerá durante o 8º Simpósio de Doença do Neurônio Motor (DNM) / Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que será realizado nos dias 19 e 20, em São Paulo, com promoção da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela).

A avaliação e escolha dos trabalhos inscritos foram feitas pela comissão julgadora, composta pelos pesquisadores Mamede de Carvalho (Portugal), Orla Hardiman (Irlanda), Walter G. Bradley (Estados Unidos), e pelos brasileiros Francisco Rotta (coordenador do Departamento Científico de DNM da Academia Brasileira de Neurologia) e Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP.

A cerimônia de entrega do prêmio será no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, no dia 19, às 19 horas. O estudo de Carmeliet será apresentado no dia 20, às 15 horas, durante o simpósio.

O objetivo do simpósio é difundir novas informações sobre ELA. A programação do evento conta com palestras e discussões sobre novas formas de diagnóstico, tratamentos, possíveis intervenções genéticas e, também, conteúdos direcionados a familiares e cuidadores.

Mais informações: www.ipg.org.br e www.soleventosassessoria.com.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.