Melhores colocações recebem remuneração em dinheiro; candidatos precisam estar matriculados em uma graduação para concorrer
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá a próxima edição do Prêmio para Jovens Físicos em 19 de julho.
Todos os anos, desde 2004, é oferecido o Prêmio para Jovens Físicos com remuneração em dinheiro para os melhores alunos de graduação. Os estudantes são selecionados por meio de prova escrita aplicada pelo ICTP-SAIFR no prédio do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), na cidade de São Paulo. As perguntas são escritas em inglês e as respostas podem ser em inglês ou português.
Os candidatos precisam estar matriculados em um curso de graduação para concorrer ao prêmio em dinheiro, mas qualquer aluno pode fazer o exame.
A prova escrita tem duração de três horas e meia e conterá questões de nível de graduação sobre mecânica clássica, mecânica quântica, mecânica estatística/termodinâmica, eletromagnetismo, relatividade restrita e física matemática.
Somente alunos matriculados e munidos de documento de identificação com foto podem fazer a prova. Durante a prova não é permitido o uso de anotações, livros, computadores, calculadoras, celulares ou qualquer tipo de acesso à internet.
Na semana anterior ao exame, o ICTP-SAIFR, o IFT-Unesp e o Instituto Perimeter de Física Teórica, do Canadá, organizam a oitava edição da escola Journeys into Theoretical Physics para alunos do último ano de graduação. Os melhores estudantes são convidados a participar de um mestrado internacional conjunto entre ICTP-SAIFR/IFT-Unesp e Perimeter.
As inscrições podem ser feitas até 12 de julho (sábado da próxima semana), por formulário on-line. Os candidatos aprovados no Journeys estão automaticamente inscritos no Prêmio para Jovens Físicos e não necessitam preencher o formulário.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.
Mais informações: www.ictp-saifr.org/youngphysicistprize2025/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.