Bolsistas das universidades de São Paulo, Federal do Paraná e Federal de Lavras são os ganhadores do prêmio promovido pelo CNPq e pelo British Council
Bolsistas das universidades de São Paulo, Federal do Paraná e Federal de Lavras são os ganhadores do prêmio promovido pelo CNPq e pelo British Council
Trata-se de um reconhecimento aos trabalhos de destaque entre os bolsistas de iniciação científica da agência de fomento e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).
As comissões julgadoras avaliaram 142 trabalhos de 107 instituições, das quais 47% são universidades públicas, 31% universidades privadas e 22% institutos de pesquisa.
Em Ciências da Vida, o trabalho escolhido foi da bolsista Carolina Lavini Ramos, da Universidade de São Paulo, intitulado Estudo da atividade imunomoduladora das células-tronco mesenquimais humanas, que contribui para o desenvolvimento de uma alternativa terapêutica para as doenças humanas.
Em Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes venceu o bolsista Tiago Bonato, da Universidade Federal do Paraná, e seu trabalho O habitante do sertão sob o olhar iluminista: uma expedição científica setecentista pela América Portuguesa.
A bolsista Elaine Inácio Pereira, da Universidade Federal de Lavras, foi a escolhida na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, com Produção de carvão ativado (CA) com elevada área superficial: remoção de poluentes de efluentes aquosos.
Na categoria Mérito Institucional, a Universidade Federal de Lavras receberá o prêmio por ter sido a instituição participante do Pibic com maior índice de egressos titulados na pós-graduação.
Os bolsistas vencedores recebem uma quantia em dinheiro, equivalente a 12 meses de bolsas de iniciação científica, uma bolsa de mestrado para estudantes que estejam em final de curso e passagem e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2008.
Mais informações: www.cnpq.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.