Jorge Sassine, do jornal O Popular, de Goiás, e Cristiane Segatto, da revista Época, foram os ganhadores do Prêmio Inca e Fundação Ary Frauzino de Jornalismo
Jorge Sassine, do jornal O Popular, de Goiás, e Cristiane Segatto, da revista Época, foram os ganhadores do Prêmio Inca e Fundação Ary Frauzino de Jornalismo
Os vencedores foram os jornalistas Vinícius Sassine, do jornal O Popular, de Goiás, e Cristiane Segatto, repórter especial da revista Época. Cada um recebeu a quantia de R$ 7 mil, que foi entregue pelo jornalista Zuenir Ventura em cerimônia realizada na terça-feira (8/4) na sede da Academia Nacional de Medicina.
Na reportagem Pesquisa revela mutações em vítimas do césio, Sassine relatou como o acidente com a substância, ocorrido em 1987, ainda repercute na cidade de Goiânia.
Na matéria vencedora na categoria revista As mil faces do câncer, Cristiane Segatto descreveu como os novos tratamentos estão salvando vidas e alertou que muitos medicamentos considerados revolucionários são úteis a apenas uma pequena parcela de pacientes.
Para o diretor do Inca, Luiz Antonio Santini, a difusão de informações em câncer é tão importante quanto a intervenção técnica dos profissionais de saúde. "Pois a prevenção e a detecção precoce são essenciais para combater a doença e, para isso, é preciso veicular informações adequadas para promover a mudança na atitude das pessoas", disse.
Marcos Moraes, presidente da Academia Nacional de Medicina e diretor da Fundação Ary Frauzino, relembrou o papel da imprensa na luta contra as empresas de cigarro e comemorou resultados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é hoje o país com maior redução de número de fumantes no mundo.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.