Serão apoiadas atividades de mobilidade e intercâmbio, incluindo custos de estudos exploratórios em colaboração com a instituição na Alemanha
Serão apoiadas atividades de mobilidade e intercâmbio, incluindo custos de estudos exploratórios em colaboração com a instituição na Alemanha
Agência FAPESP – A FAPESP e a Fraunhofer Gesellschaft, da Alemanha, lançaram chamada de propostas com o objetivo de iniciar colaborações de pesquisa e aprofundar conexões de pesquisa já estabelecidas entre pesquisadores do Estado de São Paulo e dos institutos Fraunhofer.
A Chamada de Propostas Seed Fund 2025 é a primeira chamada no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. FAPESP e Fraunhofer esperam que as atividades realizadas no âmbito da chamada tenham benefícios além da duração do fomento, por exemplo, estabelecendo colaborações internacionais de longo prazo, atividades autossustentáveis e/ou desenvolvendo conhecimentos e tecnologias de alto impacto.
A chamada se destina a apoiar atividades de mobilidade e intercâmbio, como viagens e workshops, incluindo custos de estudos exploratórios (materiais de consumo, serviços de terceiros e equipamentos de baixo custo).
As pesquisas desenvolvidas em cooperação com o setor industrial serão muito bem-vindas, beneficiando-se do ambiente inovador da Fraunhofer. Os tópicos se concentram em todos os campos tecnológicos dos institutos Fraunhofer sediados na Alemanha.
A FAPESP e a Fraunhofer selecionarão até cinco propostas aprovadas. A FAPESP financiará os pesquisadores do Estado de São Paulo com até € 12.500 por ano, por iniciativa e por até 24 meses.
Os candidatos do Estado de São Paulo devem submeter a proposta conjunta à FAPESP por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até a próxima segunda-feira (30/06).
A chamada de propostas está publicada em: fapesp.br/17539.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.