Serão apoiados projetos de até quatro anos elaborados a partir de parceria entre pesquisadores científicos e gestores públicos, visando apoiar políticas públicas (foto: pressfoto/Freepik)
Serão apoiados projetos de até quatro anos elaborados a partir de parceria entre pesquisadores científicos e gestores públicos, visando apoiar políticas públicas
Serão apoiados projetos de até quatro anos elaborados a partir de parceria entre pesquisadores científicos e gestores públicos, visando apoiar políticas públicas
Serão apoiados projetos de até quatro anos elaborados a partir de parceria entre pesquisadores científicos e gestores públicos, visando apoiar políticas públicas (foto: pressfoto/Freepik)
Agência FAPESP – A FAPESP prorrogou até segunda-feira (31/07) o prazo de recebimento de propostas na chamada do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas – PPPP. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pela plataforma SAGe.
O PPPP tem por objetivo promover o encontro do conhecimento científico com atores e instituições que fazem a gestão das políticas públicas ou são seu público-alvo, visando a aplicação direta do conhecimento científico no aprimoramento das políticas e da gestão pública.
Para isto, o PPPP exige que a proposição, elaboração e execução do projeto de pesquisa sejam, necessariamente, resultado da interação colaborativa entre pesquisadores e gestores públicos, com possibilidade de participação de organizações da sociedade civil e do público-alvo das políticas públicas envolvidas. Com esta iniciativa, a FAPESP espera contribuir para a construção de pontes e de um ambiente colaborativo entre a academia, a gestão pública e a sociedade.
Os projetos devem resultar da parceria entre pesquisadores e gestores públicos, sendo formulados com clara distinção entre o componente científico e sua aplicação na gestão pública. Para atender a esse requisito, os projetos devem ser compostos por duas partes: a primeira, vinculada à instituição parceira, deve ter um gestor público responsável e descrever os processos de gestão das políticas públicas envolvidas e a forma como os resultados da pesquisa serão aplicados.
A segunda, vinculada ao pesquisador responsável e à instituição sede da pesquisa, deve apresentar as características de um projeto de pesquisa regular. Ambas as partes devem ser elaboradas em conjunto pelo pesquisador e pelo gestor público responsável, explicitando como a geração do conhecimento científico será utilizada nas etapas do processo de gestão pública. Os cronogramas da gestão pública e de obtenção de resultados da pesquisa devem estar alinhados, evidenciando como se espera aplicar os resultados de pesquisa nas etapas do processo de gestão pública.
Os projetos submetidos à FAPESP devem definir os resultados esperados, além dos indicadores e métricas para sua verificação. Ao longo do projeto, os resultados alcançados deverão ser avaliados pelo pesquisador e pelo gestor público responsáveis, comparando-os aos resultados previstos. A diversidade temática e pluralidade dos projetos do PPPP não permitem que os indicadores de resultado sejam padronizados. Cada proposta deverá apresentar a estratégia própria de avaliação, definindo indicadores, metas e formas de monitoramento dos resultados.
O novo edital PPPP apoiará projetos com duração de 12 a 48 meses com orçamento anual máximo de R$ 350 mil (bolsas solicitadas como item orçamentário não estão incluídas no valor total permitido por ano).
A chamada completa pode ser acessada em: fapesp.br/politicaspublicas.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.