É possível se inscrever até 20/10 (imagem: Freepik)
Parceria entre as duas universidades oferece infraestrutura compartilhada e pesquisa em quatro áreas estratégicas da estatística
Parceria entre as duas universidades oferece infraestrutura compartilhada e pesquisa em quatro áreas estratégicas da estatística
É possível se inscrever até 20/10 (imagem: Freepik)
Agência FAPESP – O Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs), oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus de São Carlos, e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está com inscrições abertas até 20 de outubro para os processos seletivos de ingresso em 2026.
Com infraestrutura compartilhada e pesquisa em quatro áreas estratégicas da estatística, o PIPGEs se organiza nas seguintes grandes áreas de investigação: Aprendizado de Máquina, Inferência Estatística, Modelos de Regressão e Probabilidade e Processos Estocásticos.
São oferecidas 20 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado. As inscrições devem ser feitas por formulários on-line: https://tinyurl.com/587djzpr (mestrado) e https://tinyurl.com/mjn6ypux (doutorado). No momento da inscrição, além da documentação exigida, os candidatos deverão enviar uma carta de apresentação relatando os motivos para ingressar no programa, experiências prévias na área e, se for o caso, pesquisas já realizadas.
A seleção para o curso de mestrado terá início com a fase eliminatória, que consiste em uma prova on-line de conhecimentos específicos e será aplicada em 26 de outubro, às 13h30, com duração de uma hora. Seguem para a etapa seguinte os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0. Na fase classificatória, serão avaliados a formação acadêmica, o currículo e o desempenho na prova. Para aprovação, é necessário alcançar média final igual ou superior a 6,0. O resultado preliminar da seleção será divulgado em 2 de dezembro.
Para o doutorado, na etapa eliminatória, os candidatos serão avaliados a partir de quatro critérios: histórico da pós-graduação, currículo Lattes, tempo de titulação do mestrado e resumo de um projeto de pesquisa com aderência a uma das linhas do programa. Avançam para a etapa seguinte aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 6,0. Na fase classificatória, serão considerados o conceito obtido na primeira etapa e o desempenho em entrevista, realizada de 26 a 28 de novembro de forma remota. O resultado preliminar dos classificados será divulgado em 12 de dezembro.
Mais informações: www.icmc.usp.br/pos-graduacao/pipges/ingresso.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.