Instituição oferece oportunidade nas área de Ciências da Computação (Foto: Supercomputador Tupã/Inpe)
Instituição oferece oportunidade nas área de Ciências da Computação
Instituição oferece oportunidade nas área de Ciências da Computação
Instituição oferece oportunidade nas área de Ciências da Computação (Foto: Supercomputador Tupã/Inpe)
Agência FAPESP – A Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) oferece bolsa de Pós-Doutorado no âmbito do Projeto Temático e-sensing: Big Earth observation data analytics for land use and land cover change information da FAPESP, que tem Gilberto Câmara como pesquisador principal.
A bolsa é na área de Ciências da Computação, concentrada na concepção e desenvolvimento de serviços web para dados de grande porte em observação da Terra (EO). O prazo de inscrição encerra em 30 de outubro.
Os serviços web geoespaciais são importantes para a interoperabilidade, a integração com aplicativos e compartilhamento de dados. Dada a carga de transferência de grandes conjuntos de dados por meio da internet, serviços web para grandes dados geoespaciais devem suportar o processamento do lado do servidor, em vez de recuperação do lado do cliente.
O bolsista vai trabalhar na concepção e desenvolvimento de um serviço web, com uma interface simples e padronizada, para processar grandes dados de EO. O serviço deverá permitir que os usuários encapsulem seus algoritmos para o processamento do lado do servidor. Pesquisadores devem ser capazes de desenvolver e compartilhar novos métodos, trabalhando no ambiente R.
Os métodos devem ser desenvolvidos em uma linguagem de programação que faça a interface com o banco de dados de arrays SciDB e com o ambiente R.
Para mais informações, consulte o site do projeto (www.esensing.org) ou escreva para gilberto.camara@inpe.br.
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1269/.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.