Com Bolsa da FAPESP, pesquisa no CEPID será desenvolvida no Instituto de Química da Unicamp
Com Bolsa da FAPESP, pesquisa no CEPID será desenvolvida no Instituto de Química da Unicamp
Com Bolsa da FAPESP, pesquisa no CEPID será desenvolvida no Instituto de Química da Unicamp
Com Bolsa da FAPESP, pesquisa no CEPID será desenvolvida no Instituto de Química da Unicamp
Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), apoiado pela FAPESP por meio do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), tem uma vaga de Bolsa de Pós-doutorado.
O selecionado trabalhará no laboratório coordenado pelo professor Luiz Carlos Dias no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na área de síntese orgânica e química medicinal, com particular ênfase no planejamento e síntese de candidatos a fármacos para a terapia da doença de Chagas.
O projeto envolve uma colaboração direta com a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), dentro do escopo do CIBFar, que tem como coordenador o professor Glaucius Oliva, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).
O pesquisador selecionado deverá investigar a síntese de análogos de uma molécula líder em parceria com a DNDi, como ponto de partida para descobrir um composto que obedeça aos critérios para candidatos finais da DNDi, visando a prevenção e o tratamento da doença de Chagas e leishmaniose. O pós-doutor deverá conduzir experimentos e interagir com os pesquisadores participantes do projeto.
Para superar a acessibilidade limitada a moléculas e a capacidade reduzida de triagem, a DNDi tem como objetivo catalisar a pesquisa para a descoberta de novas e pequenas moléculas ativas por via oral, com potencial para futuro desenvolvimento. “Esta colaboração constitui um enorme recurso para o avanço das atividades de descoberta de medicamentos contra a doença de Chagas e leishmaniose”, disse Dias.
O candidato deve ter formação em química orgânica sintética, com experiência em química medicinal, principalmente na otimização de compostos líderes.
As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato PDF, e enviadas para o professor Dias, pesquisador principal do CIBFar (ldias@iqm.unicamp.br) até 29 de julho de 2013. A data de início das atividades de pesquisa de pós-doutorado é 1º de setembro de 2013.
Documentos necessários: carta de interesse, CV atualizado incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto e resumo da tese de doutorado (1 a 2 páginas).
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros altamente qualificados. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.