Bolsistas integrarão projetos vinculados ao Centro de Engenharia e Ciências Computacionais na Unicamp (Imagem: Wikimedia Commons)
Bolsistas integrarão projetos vinculados ao Centro de Engenharia e Ciências Computacionais na Unicamp
Bolsistas integrarão projetos vinculados ao Centro de Engenharia e Ciências Computacionais na Unicamp
Bolsistas integrarão projetos vinculados ao Centro de Engenharia e Ciências Computacionais na Unicamp (Imagem: Wikimedia Commons)
Agência FAPESP – O Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado – em Modelagem Computacional de Materiais e em Física – com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 18 de fevereiro.
As duas Bolsas estão vinculadas a projetos desenvolvidos no âmbito do Centro de Engenharia e Ciências Computacionais (CECC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.
O selecionado para a bolsa em Modelagem Computacional de Materiais integrará a equipe do projeto "Modelagem Multiescala de Armazenamento de Hidrogênio em Nanoscrolls".
A ideia principal do projeto consiste em compreender o fenômeno e desenvolver um modelo teórico para o processo de armazenamento de hidrogênio em nanoscrolls de diferentes materiais. Devido à sua grande área de contato e bordas abertas, nanoscrolls podem ser considerados estruturas mais promissoras que nanotubos convencionais.
Os candidatos devem ter concluído o doutorado depois de 2011. Os interessados deverão enviar dados do perfil – iniciativa, independência e automotivação na pesquisa; histórico escolar e Currículo Lattes; conhecimento avançado em inglês e disponibilidade para viagens científicas ao exterior; e experiência prévia com simulações de dinâmica molecular (clássica, reativa e ab initio) – para o pesquisador principal do projeto, Douglas Galvão, no endereço galvao@ifi.unicamp.br.
Ao e-mail deve estar anexada a Identificação: HIDROGEN STORAGE CEPID; carta de motivação; currículo com artigos publicados e evidência de habilidades para conduzir o projeto.
A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1417/.
O selecionado para a Bolsa de Pós-Doutorado em Física integrará a equipe do projeto "Modelagem Multiescala de Músculos Artificiais Baseados em Nanotubos de Carbono", também sob supervisão de Douglas S. Galvão.
A ideia principal do projeto consiste em compreender o fenômeno e desenvolver um modelo teórico para músculos artificiais baseados em nanotubos de carbono.O objetivo é desenvolver modelos para descrever a atuação mecânica.
Os candidatos à vaga de Modelagem Computacional de Materiais devem ter concluído o doutorado depois de 2011. Os interessados deverão enviar dados do perfil – iniciativa, independência e automotivação na pesquisa; histórico escolar e Currículo Lattes; conhecimento avançado em inglês e disponibilidade para viagens científicas ao exterior e experiência prévia com simulações de dinâmica molecular (clássica e reativa) e elementos finitos – para o e-mail galvao@ifi.unicamp.br.
Ao e-mail deve estar anexada a Identificação: ARTIFICIAL MUSCLES CEPID; carta de motivação; currículo com artigos publicados e evidências de habilidades para conduzir o projeto.
A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1422/.
Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.