Três oportunidades são oferecidas por Projeto Temático que estuda a fauna brasileira de crustáceos decápodes. Inscrições terminam amanhã (camarão do gênero Nematopalaemon; foto: Jonathan Vera Caripe/Wikimedia Commons)

Pós-doutorado em zoologia na USP e na Unesp
29 de junho de 2022

Três oportunidades são oferecidas por Projeto Temático que estuda a fauna brasileira de crustáceos decápodes. Inscrições terminam amanhã

Pós-doutorado em zoologia na USP e na Unesp

Três oportunidades são oferecidas por Projeto Temático que estuda a fauna brasileira de crustáceos decápodes. Inscrições terminam amanhã

29 de junho de 2022

Três oportunidades são oferecidas por Projeto Temático que estuda a fauna brasileira de crustáceos decápodes. Inscrições terminam amanhã (camarão do gênero Nematopalaemon; foto: Jonathan Vera Caripe/Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – Três vagas de pós-doutorado com bolsa da FAPESP são oferecidas pelo Projeto Temático “Análise integrativa da fauna brasileira de crustáceos decápodes: taxonomia, sistemática filogenética, espermiotaxonomia, morfologia do desenvolvimento pós-embrionário, ecologia e conservação”. As inscrições terminam amanhã (30/06).

O projeto faz parte do Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA). Um dos bolsistas vai atuar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), outro no Instituto de Biociências (IB) da USP, em São Paulo, e o terceiro na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV-Unesp), em Jaboticabal.

A primeira oportunidade está vinculada ao subprojeto “Filogenia molecular integrativa (morfologia, ontogenia e moléculas) de camarões do gênero Macrobrachium”, desenvolvido na FFCLRP-USP. O bolsista deverá fazer a reconstrução da hipótese filogenética a partir de dados moleculares. É recomendável que o candidato tenha produção superior a 15 artigos nos últimos cinco anos, incluindo publicações sobre sistemática molecular, taxonomia e desenvolvimento larval de decápodes e parte dela com o táxon alvo do projeto. A vaga requer experiência comprovada (artigos publicados) em técnicas de biologia molecular e caracteres morfológicos em sistemática.

O responsável pela vaga é o professor Fernando Luis Medina Mantelatto, que também coordena o Projeto Temático.

O segundo bolsista desenvolverá o subprojeto “Evolução do sistema reprodutor em camarões carídeos (Decapoda, Pleocyemata)” na FCAV-Unesp. O objetivo será descrever o sistema reprodutor em camarões Caridea por meio das famílias mais representativas do Brasil. Ao final, pretende-se compreender a história evolutiva dos caracteres relacionados à produção dos espermatóforos e transferência espermática.

Os candidatos deverão apresentar ao menos dez artigos publicados nos últimos seis anos referentes à biologia e/ou morfoanatomia de Decapoda (pelo menos cinco artigos como primeiro autor) e tese de doutoramento envolvendo técnicas de histologia e microscopia.

O bolsista terá a supervisão do professor Fernando José Zara.

O subprojeto a ser desenvolvido no IB-USP pelo terceiro bolsista é intitulado “Uso integrado de análises morfológica e molecular e padrão de distribuição no estudo taxonômico de táxons de eglídeos endêmicos do Brasil, sob suspeita de constituírem espécies crípticas”. A supervisão será do professor Sérgio Luiz de Siqueira Bueno.

Serão estudados três táxons de crustáceos eglídeos da região sul do Brasil que estão sob suspeita de formarem agrupamentos de espécies crípticas (espécies que são morfologicamente idênticas): Aegla jarai, A. parva e A. odebrechtii, requerendo revisão taxonômica com abordagem multidisciplinar.

Candidatos à vaga devem ter feito doutorado em zoologia, com foco em taxonomia de grupos, e demonstrar experiência na referida área (com ao menos três artigos científicos publicados sobre taxonomia de eglídeos nos últimos seis anos).

Interessados em qualquer uma das três oportunidades devem anexar projeto de pesquisa com no máximo 20 páginas, currículo Lattes ou modelo equivalente; duas cartas de recomendação de profissionais da área; e carta de motivação com relato de experiências.

Os candidatos à primeira vaga devem enviar os documentos para o e-mail flmantel@usp.br. Os interessados na segunda oportunidade devem escrever para o endereço fj.zara@unesp.br. O contato para a terceira vaga é sbueno@ib.usp.br .

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5191; www.fapesp.br/oportunidades/5190 e www.fapesp.br/oportunidades/5189.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.