Gestão e conflito nos espaços urbanos estão entre os temas de pesquisa (foto: Léo Ramos/FAPESP)
Projeto Temático oferece duas vagas para pesquisa no Departamento de Sociologia da USP, em São Paulo
Projeto Temático oferece duas vagas para pesquisa no Departamento de Sociologia da USP, em São Paulo
Gestão e conflito nos espaços urbanos estão entre os temas de pesquisa (foto: Léo Ramos/FAPESP)
Agência FAPESP – O Projeto Temático “A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea: a experiência paulista”, apoiado pela FAPESP, oferece duas oportunidades de pós-doutoramento com Bolsa da Fundação.
O projeto é conduzido desde agosto de 2014 no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob coordenação da professora Vera da Silva Telles.
Segundo Telles, o objetivo é “investigar os diferentes nexos que articulam processos de gestão dos espaços urbanos, governo das populações, instituição de dispositivos securitários e criação de novos mercados, bem como os campos de conflito que se configuram em torno dessas formas de controle e gestão dos espaços urbanos”.
O projeto tem a participação de pesquisadores de diversas instituições. As bolsas serão para o desenvolvimento de pesquisas diretamente vinculadas às frentes do projeto:
1) Mercados ilegais: compreendendo o comércio ambulante e a gestão dos espaços urbanos; mercados ilegais, suas redes e territorialidades urbanas; os mercados criminais de automóveis vistos a partir das periferias; trajetórias e “carreiras criminais”: adolescentes/jovens e mercados criminais;
2) Gestão e conflito nos espaços urbanos: compreendendo a investigação dos conflitos em torno da “gestão dos riscos”; a atuação da Defensoria Pública nas disputas urbanas então presentes e o significado do ativismo jurídico nesse campo de lutas;
3) Rearticulação dos dispositivos de segurança, punição e encarceramento: compreendendo a militarização da segurança pública; dispositivo de punição e encarceramento.
Os bolsistas terão também como atividades: organização e participação em seminários de pesquisa, elaboração de papers, colaboração nos processos de disseminação dos resultados alcançados pelo projeto.
É desejável a formação dos candidatos em Ciências Sociais e bom domínio de inglês ou francês. Ter obtido o título de doutor nos últimos cinco anos e ter produção acadêmica relacionada às temáticas centrais do projeto.
Os interessados devem enviar para o e-mail cidadeconflito@gmail.com os seguintes documentos, até o dia 9 de julho de 2015, com a identificação “Bolsa PD Projeto Temático”: 1) Curriculum vitae atualizado; 2) Projeto de pesquisa de no máximo 15 páginas (Arial ou Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5) em português, inglês ou francês; 3) Carta de interesse na qual o candidato deverá expressar como a bolsa pode contribuir para a sua carreira acadêmica e profissional.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.