Bolsistas integrarão equipes de pesquisas na UFSCar e na Unesp de Ilha Solteira; prazo de inscrição encerra em 15 de outubro (Imagem: Fotomicrografia de filmes finos de SBN/CDMF)
Bolsistas integrarão equipes de pesquisas na UFSCar e na Unesp de Ilha Solteira; prazo de inscrição encerra em 15 de outubro
Bolsistas integrarão equipes de pesquisas na UFSCar e na Unesp de Ilha Solteira; prazo de inscrição encerra em 15 de outubro
Bolsistas integrarão equipes de pesquisas na UFSCar e na Unesp de Ilha Solteira; prazo de inscrição encerra em 15 de outubro (Imagem: Fotomicrografia de filmes finos de SBN/CDMF)
Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, oferece três oportunidades de bolsas de Pós-Doutorado em Materiais Funcionais, Hidrogéis e Materiais Coloidais e Compósitos e Sensores Piezoelétricos. Os prazos de inscrição encerram em 15 de outubro.
A primeira bolsa, vinculada ao Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está relacionada ao uso de plataformas de membranas nanoporosas de Al2O3 e microfabricadas por litografia para obtenção de estruturas perovskitas de CH3NH3PbI3.
O projeto visa desenvolver novos materiais nanoestruturados para serem utilizados em dispositivos fotovoltaicos. Para tanto, será avaliado o desempenho de diferentes materiais depositados em plataformas nanoestruturadas, como membranas de óxido de alumínio anodizado (AAO) nanoporoso, e plataformas microfabricadas por fotolitografia (PMF) nanoporosa.
Os interessados devem enviar carta de interesse, curriculum vitae resumido, contendo grau acadêmico, publicações e documentos comprovando experiência na área, além de duas cartas de recomendações, para Ernesto Pereira, pesquisador principal do projeto, no endereço ernestopereira51@gmail.com.
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1283/.
A segunda bolsa, também vinculada ao Departamento de Química da UFSCar, prevê o desenvolvimento de um projeto de pesquisas sobre hidrogéis nanocompósitos poliméricos por meio da inserção de nanopartículas coloidais com propriedades funcionais para a área de saúde humana e veterinária.
O bolsista deverá ter conhecimento e experiência sobre a síntese e caracterização de hidrogéis e materiais coloidais, espectroscopia Raman, SAXS e microscopia de transmissão e varredura.
Os interessados deverão enviar carta de interesse, curriculum vitae resumido, contendo grau acadêmico, publicações e documentos comprovando experiência na área e conhecimento em inglês ou português, além de duas cartas de recomendações para Emerson Rodrigues de Camargo, pesquisador principal do projeto, no endereço camargo@ufscar.br.
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1285/.
A terceira bolsa de Pós-Doutorado, ligada à Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), destina-se ao desenvolvimento de projeto específico sobre compósitos piezoelétricos para geração de energia e desenvolvimento de sensores para monitoramento de estruturas na área de engenharia civil.
Os candidatos devem ter formação em Física, ter concluído o doutorado há menos de cinco anos, ter experiência comprovada no estudo e desenvolvimento de sensores piezoelétricos. Recomenda-se conhecimentos na área de caracterização não destrutiva com técnica de emissão acústica.
Os interessados deverão enviar carta de interesse, curriculum vitae resumido, contendo grau acadêmico, publicações e documentos comprovando experiência na área e conhecimento em inglês ou português, além de duas cartas de recomendações para José Antonio Malmonge, pesquisador principal, no endereço mal@dfq.feis.unesp.br.
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1284/.
Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.