Bolsista integrará equipe de Projeto Temático desenvolvido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP (Foto: Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Produtos Naturais Microbianos na USP de Ribeirão Preto
30 de maio de 2016

Bolsista integrará equipe de Projeto Temático desenvolvido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas vinculado ao Programa BIOTA-FAPESP

Pós-Doutorado em Produtos Naturais Microbianos na USP de Ribeirão Preto

Bolsista integrará equipe de Projeto Temático desenvolvido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas vinculado ao Programa BIOTA-FAPESP

30 de maio de 2016

Bolsista integrará equipe de Projeto Temático desenvolvido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP (Foto: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Produtos Naturais Microbianos com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 30 de maio.

O bolsista integrará a equipe de pesquisa do Projeto “Identificação de produtos naturais anti-parasitários produzidos por bactérias simbiontes de insetos”, no âmbito do Temático Novos agentes terapêuticos obtidos de bactérias simbiontes de invertebrados brasileiros, ligado ao Programa BIOTA-FAPESP.

O projeto de Pós-Doutorado irá priorizar linhagens bacterianas (principalmente isoladas de formigas) que foram previamente identificadas como ativas, em ensaios primários usando Trypanosoma cruzi e Leishmania donovani, como fontes de compostos antiparasitários. As linhagens bacterianas serão recultivadas em escala ampliada, os extratos serão preparados e os compostos serão isolados usando diferentes métodos cromatográficos.

Esforços serão concentrados na caracterização estrutural de novos produtos naturais, usando extensivamente métodos de RMN e MS, além de outros que forem necessários.

O bolsista irá cultivar novamente as linhagens bacterianas ativas em escala ampliada e trabalhar intensivamente no isolamento e identificação estrutural dos produtos naturais microbianos ativos com alto potencial contra parasitas.

O pós-doutorando irá selecionar os métodos cromatográficos com base nas propriedades físico-químicas das amostras, os quais podem incluir cromatografia em coluna por exclusão, cromatografia em coluna de fase normal ou reversa, cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) acoplada aos detectores DAD e ELSD etc.

As estruturas químicas serão determinadas com base na combinação de diferentes técnicas, como Espectrometria de Massas de Alta Resolução (HRMS, MS/MS), Ressonância Magnética Nuclear (RMN de 1H e de 13C) e RMN 2D (HSQC, HMBC, COSY). Experimentos de efeito nuclear Overhauser (NOE) serão usados para determinação de configuração relativa. Determinações de configurações absolutas poderão requerer cristalização e cristalografia de raios X.

Derivatização química ou degradação podem auxiliar na determinação de configuração absoluta usando análises de Mosher e Marfey. Dicroísmo circular também poderá ser aplicado para determinação de configuração absoluta. As condições de cultura poderão ser modificadas a fim de aumentar os rendimentos dos produtos naturais bioativos (ex: nutrientes, tempo, aeração, pH etc) e o pós-doutorando também estará encarregado de otimizar a produção dos compostos bioativos.

Os candidatos devem ser farmacêuticos ou químicos com experiência em química de produtos naturais microbianos (cultivo de bactérias, isolamento e identificação estrutural de produtos naturais microbianos).

Os interessados devem encaminhar curriculum vitae (ou link do currículo Lattes, para brasileiros), carta de interesse e duas cartas de recomendação para Mônica Tallarico Pupo (mtpupo@fcfrp.usp.br) (subject/assunto: ICBG postdoc opportunity).

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades /1131/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.