Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp tem oportunidade de pesquisa focada nos impactos da construção da usina de Belo Monte sobre as populações de Altamira, no Pará (foto: Valter Campanato/ABr)
Núcleo da Unicamp tem oportunidade de pesquisa focada nos impactos da construção da usina de Belo Monte sobre as populações de Altamira, no Pará
Núcleo da Unicamp tem oportunidade de pesquisa focada nos impactos da construção da usina de Belo Monte sobre as populações de Altamira, no Pará
Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp tem oportunidade de pesquisa focada nos impactos da construção da usina de Belo Monte sobre as populações de Altamira, no Pará (foto: Valter Campanato/ABr)
Agência FAPESP – O projeto de pesquisa “Processos Sociais e Ambientais que acompanham a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, Altamira, PA”, apoiado pela FAPESP, tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa interdisciplinar no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O objetivo do estudo é conhecer os processos adaptativos das populações urbanas frente à construção da usina de Belo Monte, empreendimento de enorme impacto sobre o ambiente e a sociedade amazônica. O projeto é coordenado pelo professor Emilio Federico Moran, da Michigan State University e da Academia Nacional de Ciências (EUA), ao lado dos professores Ademar Romeiro, Lucia Ferreira e Leila Ferreira, do Nepam.
O projeto integra o programa especial São Paulo Excellence Chairs (SPEC), da FAPESP, que traz Moran para trabalhar no Brasil com o grupo da Unicamp.
O candidato à vaga deve mostrar experiência com entrevistas em populações urbanas, desenho de surveys e amostragem aleatória e análise etnográfica e estatística. Por ser voltado ao estudo das populações ribeirinhas, será exigido que o candidato more pelo menos três meses cada ano em Altamira (PA), coletando dados sobre as comunidades urbanas.
Para participar do processo de seleção, o candidato deve enviar uma carta de apresentação justificando o interesse no projeto, cópia do currículo atualizado, cópia do diploma de doutor e duas cartas de recomendação para o e-mail do pesquisador Moran (moranef@msu.edu). Após a avaliação dos documentos apresentados, o candidato será submetido a uma entrevista.
A data-limite para inscrições é 2 de dezembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade: www.fapesp.br/oportunidades/519.
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.