Bolsista terá apoio da FAPESP em pesquisa que estuda instrumentos de planejamento e gestão no Brasil, no Reino Unido e na Holanda; prazo de inscrição encerra em 5 de janeiro (foto: Edifício Itália, São Paulo/Wikimedia Commons)

Pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional na USP
21 de dezembro de 2015

Bolsista terá apoio da FAPESP em pesquisa que estuda instrumentos de planejamento e gestão no Brasil, no Reino Unido e na Holanda; prazo de inscrição encerra em 5 de janeiro

Pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional na USP

Bolsista terá apoio da FAPESP em pesquisa que estuda instrumentos de planejamento e gestão no Brasil, no Reino Unido e na Holanda; prazo de inscrição encerra em 5 de janeiro

21 de dezembro de 2015

Bolsista terá apoio da FAPESP em pesquisa que estuda instrumentos de planejamento e gestão no Brasil, no Reino Unido e na Holanda; prazo de inscrição encerra em 5 de janeiro (foto: Edifício Itália, São Paulo/Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 5 de janeiro de 2016.

A oportunidade está vinculada à pesquisa internacional Public accountability to residents in contractual urban redevelopment (PARCOUR) (Responsabilidade pública frente aos moradores em intervenções de renovação urbana), apoiada conjuntamente pela FAPESP (Brasil), ESRC (Reino Unido) e NWO (Holanda).

A pesquisa tem por objetivo investigar como formas contratuais, negociações e todos os tipos de incentivos econômicos são usados como instrumentos urbanísticos para regular a participação de atores (públicos, privados e sociedade civil) na reurbanizaçao de áreas já ocupadas. A pesquisa considera que essas formas de relação criam uma específica forma de governança, com importantes implicações para a legitimidade democrática e a sustentabilidade dos projetos.

Serão estudados diversos instrumentos de planejamento e gestão no Brasil, no Reino Unido e na Holanda, desenvolvendo, com recurso a estudos de caso, uma avaliação da responsabilidade social em relação aos moradores originais.

A pesquisa trabalhará com debate de conceitos como Responsabilidade Social, Interesse Público, Direitos Sociais e Interesse Difuso, em três etapas: pesquisa bibliográfica e de referências (inclusive identificando como a noção de interesse público é construída e operacionalizada nos três diferentes contextos); pesquisa de campo e análise, a partir de três estudos de caso (testando a legitimidade dos instrumentos urbanísticos em promover interesse público); e disseminação, distribuindo os resultados no meio acadêmico e na sociedade.

Cada uma das instituições parceiras contará com um pós-doc. O bolsista da presente chamada trabalhará vinculado ao Labhab, sob supervisão da profa. Maria Lucia Refinetti Martins, e deverá participar da pesquisa local, que incluirá três estudos de caso.

O bolsista será responsável pela sistematização da bibliografia internacional já identificada e pela pesquisa bibliográfica nacional, produzindo revisão em inglês. Participará da escolha dos casos a serem estudados, das pesquisas de campo e em fontes secundárias e de reuniões internacionais do grupo, colaborando com sua organização.

Participará também da redação dos textos de produtos da pesquisa e da elaboração de artigos para publicação. Poderá ser solicitado a apresentar etapas da pesquisa no ambiente acadêmico de graduação e de pós-graduação.

Os candidatos devem ter doutorado nas áreas de Urbanismo, Planejamento Urbano, Gestão de Políticas Públicas ou Direito Urbanístico.

O processo seletivo terá duas fases: avaliação dos candidatos por meio da análise dos documentos enviados e arguição sobre currículo e experiência.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos, em arquivos PDF, para a pesquisadora Maria Lucia Refinetti Martins (malurm@usp.br), com o assunto "Bolsa de Pós-Doutorado": curriculum Lattes (candidatos brasileiros) ou curriculum vitae (candidatos não brasileiros), cópia do certificado de Doutor, carta explicando o interesse pela posição e as qualificações para participar do projeto, cópia de um trabalho significativo na área da pesquisa (caso o trabalho seja a própria tese e ela esteja disponível on-line, basta informar o link) e dois nomes e respectivos contatos de referência acadêmica/profissional.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/977.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.