Oportunidade está vinculada a Projeto Temático desenvolvido na USP de Bauru (imagem: American Roentgen Ray Society / Wikimedia)

Pós-doutorado em Osteoimunologia com bolsa da FAPESP
09 de janeiro de 2019

Oportunidade está vinculada a Projeto Temático desenvolvido na USP de Bauru

Pós-doutorado em Osteoimunologia com bolsa da FAPESP

Oportunidade está vinculada a Projeto Temático desenvolvido na USP de Bauru

09 de janeiro de 2019

Oportunidade está vinculada a Projeto Temático desenvolvido na USP de Bauru (imagem: American Roentgen Ray Society / Wikimedia)

 

Agência FAPESP – Uma bolsa de pós-doutorado está disponível em pesquisa conduzida no Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (USP). Inscrições estão abertas até 18 de janeiro.

A oportunidade está vinculada ao Projeto Temático “MSCs e M2 como determinantes da natureza construtiva ou destrutiva de microambientes inflamatórios associados ao tecido ósseo”, coordenado pelo professor Gustavo Pompermaier Garlet.

O bolsista selecionado integrará projeto que visa elucidar o papel da polarização de macrófagos no processo de reparo tecidual, na resposta à implantação de biomateriais e seu impacto na osseointegração. O objetivo será estudar experimentalmente os efeitos da modulação de elementos de sinalização intracelular descritos como essenciais para polarização de macrófagos para os fenótipos M1/M2.

Nessa etapa, o pesquisador selecionado será responsável por ensaios in vivo e in vitro a serem desenvolvidos em grupo multidisciplinar, em ambiente de pesquisa colaborativa, usando equipamentos e instalações multiusuários disponíveis. Também desenvolverá atividades em parceria com instituições colaboradoras no exterior.

Os candidatos devem preferencialmente apresentar formação que envolva as áreas de Histologia, Biologia Óssea e Imunologia, preferencialmente em Osteoimunologia, comprovada pelo histórico de pós-graduação e publicações. Deverá, também, ter concluído o doutorado há, no máximo, dois anos (considerando a data-limite para inscrição) e ter experiência em técnicas de análise histopatológica, histomorfometria, imuno-histoquímica, imunofluorescência, microtomografia computadorizada, birrefringência, cultura de células (macrófagos, osteoblastos e osteclastos), citometria de fluxo, Elisa, RealTimePCR e PCRarray.

Os interessados devem enviar um e-mail para garletgp@usp.br, identificado com o assunto “Bolsa de PD Osteoimunologia FOB/USP”, anexando em formato PDF: uma carta de apresentação, descrevendo realizações em pesquisa, e detalhando como sua formação contempla o perfil desejado; currículo Lattes atualizado (brasileiros) ou um curriculum vitae com experiência acadêmica (estrangeiros); e duas cartas de recomendação.

Os candidatos poderão ser convidados para entrevista pessoal ou por videoconferência ao longo do processo de seleção.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/2566.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.