Projeto Temático "Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical" recebe inscrições até 17 de maio (foto: Cifonauta/USP)

Pós-Doutorado em Oceanografia na USP com Bolsa da FAPESP
13 de maio de 2015

Projeto Temático "Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical" recebe inscrições até 17 de maio

Pós-Doutorado em Oceanografia na USP com Bolsa da FAPESP

Projeto Temático "Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical" recebe inscrições até 17 de maio

13 de maio de 2015

Projeto Temático "Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical" recebe inscrições até 17 de maio (foto: Cifonauta/USP)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical: subsídios para gestão integrada”, apoiado pela FAPESP no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP, dispõe de uma oportunidade de Pós-Doutorado.

A oportunidade está disponível no Laboratório de Sedimentologia do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). A data-limite para inscrições é 17 de maio de 2015.

O gerenciamento costeiro tem como meta integrar interesses econômicos, sociais e ambientais e buscar a sustentabilidade dessas regiões. O Projeto Temático tem como objetivo realizar uma pesquisa integrada, para entender como uma região costeira funciona em termos sistêmicos, considerando processos físicos, biológicos e sociais, como circulação, transporte de sedimentos, interações tróficas, fluxos de materiais e energia, produção e dinâmica pesqueira, entre outros.

O Temático considera a Baía do Araçá, em São Sebastião, SP, como modelo de estudo que poderá ser transposto para outras regiões. A baía tem grande importância ecológica e registra intensas transformações antrópicas, incluindo a expansão de um porto, o vertido de matérias na linha de costa e dragagens.

O projeto está estruturado em 11 módulos integrados. O bolsista de pós-doutorado atuará no módulo relativo à dinâmica sedimentar – subprojeto “Dinâmica sedimentar da Baía do Araçá (SE Brasil): análise dos processos naturais e impactos antrópicos aplicada ao gerenciamento costeiro”.

O objetivo da pesquisa é caracterizar a atual dinâmica sedimentar, incluindo suas mudanças sazonais, a relação com os processos hidrodinâmicos e o controle geomorfológico, o impacto das modificações humanas nessa dinâmica durante as últimas décadas e a prognose do comportamento sedimentar da baía em diferentes cenários futuros (variações climáticas naturais e mudanças climáticas, subida de nível do mar, mudanças nas atividades antrópicas na região).

O candidato deve ter experiência comprovada na área de dinâmica sedimentar costeira, com ênfase em praias, estuários e ambientes de maré, assim como também conhecimentos de geomorfologia costeira, geofísica marinha aplicada, hidrodinâmica costeira, riscos naturais e gerenciamento costeiro. Os candidatos devem ter titulação de doutor e enviar curriculum vitae, carta de interesse e os nomes e informações de dois contatos para referência para Javier Alcantara (javier.alcantara@usp.br), co-supervisor da pesquisa.

A oportunidade está publicada em: http://fapesp.br/oportunidades/829. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.