Bolsista selecionado integrará equipe de CEPID que desenvolve pesquisa na área de interface entre Matemática, Estatística, Computação e Neurociência (Imagem: Neuromat)

Pós-Doutorado em Neuromatemática com Bolsa da FAPESP
07 de outubro de 2016

Bolsista selecionado integrará equipe de CEPID que desenvolve pesquisa na área de interface entre Matemática, Estatística, Computação e Neurociência

Pós-Doutorado em Neuromatemática com Bolsa da FAPESP

Bolsista selecionado integrará equipe de CEPID que desenvolve pesquisa na área de interface entre Matemática, Estatística, Computação e Neurociência

07 de outubro de 2016

Bolsista selecionado integrará equipe de CEPID que desenvolve pesquisa na área de interface entre Matemática, Estatística, Computação e Neurociência (Imagem: Neuromat)

 

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, com sede na Universidade de São Paulo (USP), oferece oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolvimento de atividades de pesquisa na área de interface entre Matemática, Estatística, Computação e Neurociência. O prazo de inscrição encerra em 17 de outubro.

A pesquisa envolverá colaborações com os grupos e laboratórios experimentais e teóricos associados ao NeuroMat e poderá ser desenvolvida na USP de São Paulo, na USP de Ribeirão Preto ou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os candidatos devem ser capazes de realizar pesquisa independente em uma das duas linhas de pesquisa: Modelagem estocástica e/ou computacional do funcionamento do cérebro ou Aquisição, processamento e análise quantitativa de registros eletrofisiológicos.

Os candidatos à primeira linha de pesquisa devem ser recém-doutores com excelente potencial de pesquisa e com pelo menos um dos seguintes perfis: formação sólida em teoria das probabilidades, com ênfase em processos estocásticos, além de conhecimentos prévios em mecânica estatística rigorosa e grafos aleatórios; e formação sólida em matemática aplicada e/ou computacional e experiência em programação. Conhecimentos prévios em modelagem matemática e/ou computacional de sistemas neurais, redes complexas e computação paralela são bem-vindos.

Os candidatos à segunda linha de pesquisa devem ser recém-doutores com excelente potencial de pesquisa e com pelo menos um dos seguintes perfis: formação sólida em neurociência, com conhecimentos em programação e experiência anterior em obtenção e análise de registros neurofisiológicos, com interesse e talento para trabalho em equipes multidisciplinares; e formação sólida em ciência da computação, com conhecimentos em desenvolvimento de algoritmos, ferramentas de software ou banco de dados. Experiência prévia em trabalho de pesquisa em neurociência ou área relacionada será bem-vinda.

As instruções para a inscrição de candidatos podem ser encontradas na página neuromat.numec.prp.usp.br/postdoc-form.

São solicitados os seguintes documentos: súmula curricular no formato exigido pela FAPESP (fapesp.br/en/6351); lista de publicações, com links para as disponíveis on-line; informações sobre outras pesquisas relacionadas, tais como software, páginas da web etc. (se solicitado, os candidatos devem enviar cópias das publicações); e resumo do plano de pesquisa para os próximos dois anos, de até cinco páginas, abordando explicitamente o seu lugar no âmbito da missão e da pesquisa do NeuroMat (neuromat.numec.prp.usp.br/scientific_project); além de outras informações consideradas relevantes para a inscrição.

Além dos documentos relacionados, o processo de seleção também exige pelo menos duas cartas de recomendação, que devem ser enviadas diretamente para postdoc-appl@numec.prp.usp.br.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1181/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.