Três vagas em diferentes linhas de pesquisa estão disponíveis para projeto que será desenvolvido em vários museus e instituições (foto: Museu de Arqueologia e Etnologia-USP)
Três vagas em diferentes linhas de pesquisa estão disponíveis para projeto que será desenvolvido em vários museus e instituições
Três vagas em diferentes linhas de pesquisa estão disponíveis para projeto que será desenvolvido em vários museus e instituições
Três vagas em diferentes linhas de pesquisa estão disponíveis para projeto que será desenvolvido em vários museus e instituições (foto: Museu de Arqueologia e Etnologia-USP)
Agência FAPESP – Três oportunidades estão disponíveis para o Projeto Temático “Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento”, coordenado pela professora Ana Gonçalves Magalhães.
O projeto é desenvolvido na USP (Museu de Arte Contemporânea, Museu de Zoologia, Museu Paulista, Museu de Arqueologia e Etnologia e Instituto de Física), Unicamp e Unesp. O prazo de inscrição se encerra no dia 23 de abril de 2018.
As vagas são para três linhas de pesquisa: “Análises Físicas e Químicas em Objetos do Patrimônio Artístico Histórico Cultural”, sob a responsabilidade da professora Marcia Rizzutto; “Sistemática de Hymenoptera”, sob a responsabilidade do professor Carlos Roberto Ferreira Brandão; e “Museologia”, sob a responsabilidade do professor Paulo César Garcez Marins.
A primeira linha de pesquisa precisa de candidato com experiência prévia em pesquisa na área de arqueometria com especialização nas caracterizações de materiais por meio de técnicas de imageamento e espectroscópicas. O candidato deve ter publicações prévias na área e experiência internacional.
Para a segunda linha de pesquisa, exige-se experiência com curadoria de acervos de Hymenoptera em meio líquido e seco; experiência com informatização de dados dos espécimes e disponibilização das informações em base de dados; e artigos publicados em periódicos.
O candidato à terceira linha de pesquisa deve ter experiência com estudos de materiais culturais, focados em representação visual; experiência com a temática das transferências entre o Brasil e a Itália; e artigos publicados em revistas internacionais.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail tematicofapesp2018@gmail.com. Mais informações sobre as vagas estão em www.fapesp.br/oportunidades/2075.
As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso os bolsistas de PD residam em domicílios diferentes e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.