Oportunidade está vinculada a Projeto Temático apoiado por FAPESP e National Science Foundation (foto: Fir0002-Flagstaffotos / Wikimedia)

Pós-doutorado em Modelagem Paleoclimática com bolsa da FAPESP
09 de janeiro de 2019

Oportunidade está vinculada a Projeto Temático apoiado por FAPESP e National Science Foundation

Pós-doutorado em Modelagem Paleoclimática com bolsa da FAPESP

Oportunidade está vinculada a Projeto Temático apoiado por FAPESP e National Science Foundation

09 de janeiro de 2019

Oportunidade está vinculada a Projeto Temático apoiado por FAPESP e National Science Foundation (foto: Fir0002-Flagstaffotos / Wikimedia)

 

Agência FAPESP – A bolsa de pós-doutorado em Modelagem Paleoclimática é oferecida pelo Projeto Temático “PIRE: Educação e pesquisa em clima das Américas usando os exemplos de anéis de árvores e espeleotemas (PIRE-CREATE)”, que é conduzido no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-Inpe).

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro. O Projeto Temático é apoiado pela FAPESP e pela National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, e tem como pesquisador responsável o professor Francisco William da Cruz Júnior.

O candidato selecionado conduzirá estudos que enfatizam potencialidades da modelagem paleoclimática da variabilidade climática do passado associada com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no último milênio. O bolsista trabalhará junto a um grupo de modeladores climáticos, geólogos e biólogos nos estudos de mudanças paleoclimáticas na América do Sul.

O projeto de pós-doutorado, denominado "Investigando a variabilidade interanual a multidecenal da Zona de Convergência Intertropical utilizando simulações paleoclimáticas para o Último Milênio" e supervisionado pelo pesquisador Gilvan Sampaio, do Inpe, investigará as causas das tendências e variabilidade da ZCIT no Atlântico utilizando simulações paleoclimáticas, colaborando para disseminar os resultados encontrados por meio da publicação de vários artigos científicos em revistas de renome internacional.

Os candidatos devem ter doutorado em modelagem paleoclimática ou qualquer área relacionada, idealmente com experiência em ciências atmosféricas, meteorologia e/ou paleoclimatologia. São necessárias habilidades avançadas de computação/programação. Os interessados devem ter experiência em trabalho transdisciplinar. Também é desejável um histórico de publicação em revistas internacionais.

A bolsa é para dois anos inicialmente e poderá ser prorrogada por mais um ano. Os interessados devem enviar curriculum vitae para o e-mail gilvan.sampaio@inpe.br com menção à posição: "Post-Doctorate Fellowship in Paleoclimate Modeling".

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/2578.

A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.