Duas oportunidades estão disponíveis para projeto que estuda materiais à base de sílica nanoestruturada com o objetivo de desenvolver veículos para vacinas e fármacos (foto: Wikimedia Commons)

Pós-doutorado em imunologia e em ciência dos materiais
17 de maio de 2022

Duas oportunidades estão disponíveis para projeto que estuda materiais à base de sílica nanoestruturada com o objetivo de desenvolver veículos para vacinas e fármacos

Pós-doutorado em imunologia e em ciência dos materiais

Duas oportunidades estão disponíveis para projeto que estuda materiais à base de sílica nanoestruturada com o objetivo de desenvolver veículos para vacinas e fármacos

17 de maio de 2022

Duas oportunidades estão disponíveis para projeto que estuda materiais à base de sílica nanoestruturada com o objetivo de desenvolver veículos para vacinas e fármacos (foto: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – A coordenação do Projeto Temático “Sílica nanoestruturada como veículo protetor de vacinas e biomoléculas” recebe, até sexta-feira (20/05), inscrições para duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O trabalho é desenvolvido no Instituto Butantan.

O selecionado para a primeira vaga trabalhará com a imunização de camundongos pela via oral usando anatoxinas diftérica e tetânica incorporadas a materiais mesoporosos ordenados de diferentes morfologias. O objetivo é avaliar os efeitos na ativação do sistema imunológico em relação à produção quantitativa de anticorpos e à indução de memória imunológica.

Podem se candidatar portadores do título de doutorado em ciências biológicas, com ênfase em imunologia, microbiologia, toxinologia ou áreas correlatas, obtido há até cinco anos. O bolsista deverá ter capacidade e independência na realização de pesquisa científica com experiência no trato com animais de experimentação (camundongos), além de conhecimento das técnicas de ELISA, citometria de fluxo e estudos in vivo e in vitro de avaliação da resposta imunológica humoral e celular.

Os interessados podem enviar e-mail para o professor Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant'Anna (orlando.ribeiro@butantan.gov.br).

A segunda oportunidade é voltada à síntese e caracterização de materiais mesoporosos ordenados com diferentes morfologias, tamanho de partícula e porosidade para incorporação de antígenos vacinais visando ao desenvolvimento de vacinas orais e fármacos com características anti-inflamatórias e imunomoduladoras.

O candidato deve ter obtido o doutorado há no máximo cinco anos em ciência dos materiais, química ou áreas correlatas à química. Além disso, precisa demonstrar capacidade para realizar pesquisas independentes, experiência em materiais híbridos orgânicos/inorgânicos e nanomateriais, além de bom conhecimento em técnicas de caracterização de nanomateriais, como espalhamento de raios X a baixo ângulo, espectroscopia vibracional na região do infravermelho com transformada de Fourier, calorimetria exploratória diferencial, análise termogravimétrica, microscopia eletrônica de varredura e fisissorção de N2.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail da professora Tereza da Silva Martins (tsmartins@unifesp.br), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus de Diadema.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5056 e www.fapesp.br/oportunidades/5057.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.