Bolsista integrará Projeto Temático Lectinas de Patógenos, apoiado pela FAPESP (Imagem: Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Glicobiologia na USP
11 de janeiro de 2016

Bolsista integrará Projeto Temático Lectinas de Patógenos, apoiado pela FAPESP

Pós-Doutorado em Glicobiologia na USP

Bolsista integrará Projeto Temático Lectinas de Patógenos, apoiado pela FAPESP

11 de janeiro de 2016

Bolsista integrará Projeto Temático Lectinas de Patógenos, apoiado pela FAPESP (Imagem: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Laboratório de Glicobiologia e Imunoquímica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), oferece uma oportunidade de Pós-doutorado na área de Gliocobiologia com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 25 de janeiro.

O bolsista integrará a equipe do Projeto Temático Lectinas de Patógenos, que realizará uma avaliação das propriedades biológicas da paracoccina, uma lectina fúngica ligante de quitina e N-acetil-glucosamina, dotada de atividade quitinase.

O trabalho tem como objetivos: clonagem, expressão e purificação de paracoccina deficiente dos domínios de lectina ou enzimático; identificação da especificidade do reconhecimento de carboidratos por paracoccina, frente a um microarray de glicanas; identificação dos sítios críticos de N-glicosilação de TLR4 para o reconhecimento por paracoccina, utilizando técnicas de mutações pontuais e expressão em células HEK dos glicomutantes obtidos; avaliação da participação dos domínios de lectina e enzimático na modulação da resposta imunitária, através de ensaios in vivo e in vitro; e verificação da localização de paracoccina em estruturas de crescimento da célula fúngica, utilizando a técnica de expressão de proteínas fusionadas à GFP e DsRED.

Os candidatos deverão ter conhecimento nas áreas de Biologia Molecular e Celular, Glicobiologia e Imunologia e experiência nas técnicas de clonagem, expressão e purificação de proteínas, em metodologias de cultivo celular e de microrganismos, no estudo de modelos experimentais de infecção, citometria de fluxo e análises de glycoarray. Também é desejável que o candidato tenha conhecimento em técnicas de microscopia eletrônica e confocal e PCR em tempo real.

Os interessados devem enviar declaração de interesse, histórico escolar do doutorado e currículo Lattes atualizado para Maria Cristina Roque Barreira, pesquisadora principal do projeto, no endereço mcrbarre@fmrp.usp.br.

A seleção será feita por meio da análise da documentação encaminhada. As inscrições encerram-se em 25 de janeiro de 2016.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1006/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.