Bolsistas integrarão equipe de Projeto Temático sobre áreas prioritárias para compensação de Reserva Legal; inscrições encerram em 27 de janeiro (foto: Reserva de Juréia/Wikimedia Commons)

Pós-doutorado em Geoprocessamento e em Políticas Públicas com Bolsa da FAPESP
12 de janeiro de 2017

Bolsistas integrarão equipe de Projeto Temático sobre áreas prioritárias para compensação de Reserva Legal; inscrições encerram em 27 de janeiro

Pós-doutorado em Geoprocessamento e em Políticas Públicas com Bolsa da FAPESP

Bolsistas integrarão equipe de Projeto Temático sobre áreas prioritárias para compensação de Reserva Legal; inscrições encerram em 27 de janeiro

12 de janeiro de 2017

Bolsistas integrarão equipe de Projeto Temático sobre áreas prioritárias para compensação de Reserva Legal; inscrições encerram em 27 de janeiro (foto: Reserva de Juréia/Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) oferece duas oportunidades de pós-doutorado em Geoprocessamento e Políticas Públicas e em Políticas Públicas e Processos Participativos. O prazo de inscrição encerra em 27 de janeiro.

Os bolsistas integrarão a equipe de pesquisa do Projeto Temático Áreas prioritárias para compensação de Reserva Legal: pesquisa para o desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio à tomada de decisão e transparência no processo de implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Estado de São Paulo. Os candidatos devem ter concluído o mestrado há menos de 7 anos.

O bolsista selecionado para a bolsa em Geoprocessamento e Políticas Públicas deverá se concentrar na elaboração e disponibilização do banco de dados de áreas disponíveis e prioritárias para compensação de Reserva Legal (RL) no Estado de São Paulo, atrelado a um protótipo de ferramenta automatizada de consulta pública.

Entre as atividades previstas estão: 1) Compilação do banco de dados sobre a malha de imóveis rurais e remanescentes de vegetação nativa; 2) Identificação de remanescentes potencialmente disponíveis para compensação de RL; 3) Elaboração do mapa de áreas prioritárias para compensação de RL; 4) Desenvolvimento de protótipo de ferramenta de consulta automatizada para utilização em políticas públicas.

Por tratar-se de um projeto multidisciplinar, os candidatos devem combinar habilidades em geoprocessamento, bancos de dados, políticas públicas e legislação ambiental – em especial o Novo Código Florestal Brasileiro. É desejável que tenham conhecimento avançado do pacote Microsoft Office, principalmente Excel e Access; conhecimento intermediário em softwares de geoprocessamento e em linguagens computacionais e de programação com foco em soluções geoespaciais (ex. Python, SQL, R); além de conhecimento básico de linguagens computacionais e programação para o desenvolvimento de plataformas digitais (ex. PHP, JavaScript, CSS, HTML etc.).

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1370/.

O candidato selecionado para a bolsa em Políticas Públicas e Processos Participativos deverá elaborar cenários possíveis de áreas prioritárias para compensação de Reserva Legal, bem como um mapa convergente, tanto do ponto de vista técnico como do processo de interação dos agentes públicos com os atores envolvidos.

O bolsista deve ter habilidades e experiência em políticas públicas, processos participativos e legislação ambiental – em especial o Novo Código Florestal Brasileiro. É desejável que o candidato tenha conhecimento básico em softwares de geoprocessamento e conhecimento intermediário do pacote Microsoft Office, principalmente Excel e Access.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1371/.

Para inscrever-se, os candidatos às duas bolsas devem encaminhar carta de motivação, duas cartas de referência, súmula curricular com publicações e evidências das habilidades para a condução do projeto, além do abstract da tese de doutorado para o pesquisador principal do Projeto, Gerd Sparovek (gerd@usp.br), com cópia para Simone Ranieri (sblranieri@gmail.com), com identificação da bolsa Geoprocessamento e Políticas Públicas ou Políticas Públicas e Processos Participativos.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.