Projeto na EACH-USP pesquisa as quatro espécies exploradas comercialmente do gênero neotropical Pilocarpus Vahl. Inscrição até 10 de maio (foto: Fabiano Gumier Costa / Wikipedia)
Projeto na EACH-USP pesquisa as quatro espécies exploradas comercialmente do gênero neotropical Pilocarpus Vahl. Inscrição até 10 de maio
Projeto na EACH-USP pesquisa as quatro espécies exploradas comercialmente do gênero neotropical Pilocarpus Vahl. Inscrição até 10 de maio
Projeto na EACH-USP pesquisa as quatro espécies exploradas comercialmente do gênero neotropical Pilocarpus Vahl. Inscrição até 10 de maio (foto: Fabiano Gumier Costa / Wikipedia)
Agência FAPESP – O Projeto Temático "Sapindales: filogenia e diversificação na região neotropical", conduzido na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, dispõe de uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O projeto é coordenado pelo professor José Rubens Pirani e o prazo de inscrição termina no dia 10 de junho de 2018.
No projeto serão estudadas as quatro espécies exploradas comercialmente do gênero neotropical Pilocarpus Vahl e que também são estreitamente relacionadas: P. alatus, P. jaborandi, P. microphyllus e P. trachylophus. O trabalho fará uso das recentes tecnologias de sequenciamento desenvolvidas pela Oxford Nanopore e, potencialmente, pela Illumina.
As atividades a serem desenvolvidas incluem a manipulação de DNA (incluindo preparação e otimização de bibliotecas), o uso de programas para análise de qualidade das sequências, pipelines e scripts desenvolvidos por usuários (tanto em R como em Perl) e análises genômicas populacionais.
Para concorrer à vaga, o candidato precisa ter título de doutor em Genômica, Genética, Bioinformática, Biologia Evolutiva, Sistemática ou áreas correlatas. O candidato deve ter experiência com a preparação de bibliotecas para o sequenciador MinION, manuseio de dados genômicos e software (como CANU, FastQC, IGV, SPAdes, STACKS), uso de scripts desenvolvidos por usuários e comandos básicos de shell.
Os interessados em se inscrever para a vaga devem enviar e-mail para pdias@usp.br e pirani@usp.br, junto com os seguintes documentos, formato PDF: carta de intenção, curriculum vitae, cópia de três publicações selecionadas, cópia da tese de doutorado, cópia do título de doutor ou declaração com a data em que a tese será defendida, nome e e-mail de duas referências pessoais.
Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2091.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.