Bolsista integrará equipe de CEPID que que desenvolve uma nova geração de superfícies de base de Ti bio-multifuncional para implantes osseointegrados (Foto:Titânio/USGov/Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Física e Química com Bolsa da FAPESP
27 de outubro de 2016

Bolsista integrará equipe de CEPID que desenvolve uma nova geração de superfícies de base de Ti biomultifuncional para implantes osseointegrados

Pós-Doutorado em Física e Química com Bolsa da FAPESP

Bolsista integrará equipe de CEPID que desenvolve uma nova geração de superfícies de base de Ti biomultifuncional para implantes osseointegrados

27 de outubro de 2016

Bolsista integrará equipe de CEPID que que desenvolve uma nova geração de superfícies de base de Ti bio-multifuncional para implantes osseointegrados (Foto:Titânio/USGov/Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Física e Química. O prazo de inscrição encerra em 1º de novembro.

O bolsista irá integrar a equipe de pesquisa do CDMF na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. Integrará a equipe de pesquisadores que desenvolve uma nova geração de superfícies de base de Ti biomultifuncional para implantes osseointegrados.

Titânio e ligas à base de Ti são, atualmente, os materiais metálicos mais amplamente utilizados para implantes dentários e ortopédicos. Entende-se que a topografia da superfície em escala nano ou micrométrica, a química de superfície, a adsorção de proteínas, a formação de biofilmes e a estrutura das camadas de superfície exterior do implante influenciam fortemente a interação de implantes com células e microrganismos.

O objetivo do projeto do CDMF é fazer avançar o conhecimento científico sobre diferentes técnicas de modificação de superfície, a fim de se obter superfícies biologicamente seletivas, promovendo simultaneamente uma adequada adesão de células osteoblásticas, redução das possibilidades de colonização por microrganismos indesejados, juntamente com resistência a alta corrosão e tribocorrosão.

O projeto visa estudar e otimizar tratamentos de superfície para se obter diferentes micro e nanotopografias e a funcionalização. Além disso, a imobilização de moléculas orgânicas e nanopartículas antimicrobianas também será estudada.

Os candidatos devem demonstrar experiência em técnicas de funcionalização de superfícies e técnicas de caracterização com XPS, AFM e espectroscopia Raman.

Os interessados devem enviar ao pesquisador principal do projeto, Paulo Noronha Lisboa Filho, carta de interesse para esta posição, curriculum vitae resumido com grau acadêmico, publicações e documentos comprovando experiência na área e duas cartas de recomendação para o endereço plisboa@fc.unesp.br.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1278/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.