São duas vagas no Hospital de Câncer de Barretos para investigação sobre ocorrência de neoplasias malignas em cidades da região (foto: Herney / Pixabay)

Pós-doutorado em epidemiologia do câncer com bolsa da FAPESP
24 de agosto de 2018

São duas vagas no Hospital de Câncer de Barretos para investigação sobre ocorrência de neoplasias malignas em cidades da região

Pós-doutorado em epidemiologia do câncer com bolsa da FAPESP

São duas vagas no Hospital de Câncer de Barretos para investigação sobre ocorrência de neoplasias malignas em cidades da região

24 de agosto de 2018

São duas vagas no Hospital de Câncer de Barretos para investigação sobre ocorrência de neoplasias malignas em cidades da região (foto: Herney / Pixabay)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático Neoplasias malignas nas 18 cidades pertencentes à regional de saúde de Barretos, São Paulo: A importância de um Registro de Câncer de Base Populacional, apoiado pela FAPESP e pelo Sistema Estadual de Análise de Dados, dispõe de duas vagas de pós-doutorado no Hospital de Câncer de Barretos. O prazo das inscrições termina no dia 30 de agosto de 2018.

O objetivo central do projeto é investigar a real ocorrência de neoplasias malignas nas 18 cidades pertencentes à regional de saúde de Barretos. Pretende-se avaliar a qualidade das informações por meio de parâmetros internacionais em relação à incidência, mortalidade, mudanças percentuais anuais, sobrevida, além da distribuição geográfica dos casos.

Um dos bolsistas ficará encarregado da tarefa de análise de sobrevida, que vai avaliar e fazer uma estimativa da sobrevida dos pacientes com câncer na ausência de outras causas de morte. Em todo o estudo, as análises serão realizadas separadamente por localização do tumor.

Para a outra vaga, o bolsista terá que verificar a distribuição geográfica dos casos de câncer. O objetivo é identificar áreas com excesso de casos e avaliar a associação entre características regionais e ocorrência/óbito por câncer. Serão utilizadas informações socioeconômicas baseadas no Censo Demográfico do IBGE, como IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), taxa de alfabetização, coeficiente de Gini e média de moradores por domicílio (NMD).

Exige-se para as vagas experiência prévia comprovada em pesquisa na área de registro de câncer, epidemiologia e/ou saúde pública e publicações prévias na área. Os candidatos devem ter conhecimentos em oncologia, epidemiologia, informática, tecnologia da informação e na análise e interpretação de dados.

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato PDF, e devem ser enviadas para o professor José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani (contato.rhc@hcancerbarretos.com.br), coordenador do projeto. Os documentos necessários para a inscrição são curriculum vitae atualizado, carta de apresentação e indicação de dois pesquisadores com referências e respectivos endereços eletrônicos para contato.

A seleção dos bolsistas será realizada por análise da documentação recebida, avaliação dos currículos dos candidatos habilitados e entrevista a ser agendada. O resultado será divulgado por e-mail, a partir de 15 de setembro.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2241 e www.fapesp.br/oportunidades/2250.

As oportunidades estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílios diferentes e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.