Bolsista integrará equipe de Projeto Temático da Unicamp no CTBE; prazo de inscrição encerra em 3 de março (foto: Planta-piloto do CTBE)

Pós-Doutorado em Engenharia Química com Bolsa da FAPESP
23 de fevereiro de 2017

Bolsista integrará equipe de Projeto Temático da Unicamp no CTBE; prazo de inscrição encarra em 3 de março

Pós-Doutorado em Engenharia Química com Bolsa da FAPESP

Bolsista integrará equipe de Projeto Temático da Unicamp no CTBE; prazo de inscrição encarra em 3 de março

23 de fevereiro de 2017

Bolsista integrará equipe de Projeto Temático da Unicamp no CTBE; prazo de inscrição encerra em 3 de março (foto: Planta-piloto do CTBE)

 

Agência FAPESP – O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Engenharia Química com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 3 de março.

A bolsa está vinculada ao Projeto Temático "Uma abordagem integrada para explorar um novo paradigma para a produção de biocombustíveis a partir de alimentos lignocelulósicos (BBSRC ADV BIOCOMBUSTÍVEIS)", implementado no âmbito de convênio entre a FAPESP e os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK).

O projeto conta com a colaboração de vários institutos e faculdades da Unicamp, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de parceiros internacionais como Bath University, Aberystwyth University e Imperial College.

O bolsista ficará lotado no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, sob a supervisão de Sarita Cândida Rabelo.

O candidato selecionado participará de estudos envolvendo a etapa de pré-tratamento de palha de cana-de-açúcar e bagaço de cana energia, propondo processos de baixa severidade, em escala laboratorial e piloto, tendo interface direta com as áreas de hidrólise enzimática, produção de enzimas e fermentação.

Os interessados devem ter doutorado em Engenharia Química, Engenharia Florestal, Química ou áreas correlatas; conhecimentos em química de materiais lignocelulósicos; experiência em pré-tratamento de biomassas vegetais, planejamento experimental e otimização de processos e em análise e interpretação de dados para a realização de balanço de massa.

É desejável que tenham também experiência em atividades como: análises físico-químicas e instrumentais, realização de processos ou experimentos em laboratório planta-piloto ou unidade industrial; validação de metodologias analíticas para caracterização de correntes de materiais lignocelulósicos; e separação e purificação de hidrolisado hemicelulósico, além de capacidade demonstrada em interpretar e correlacionar dados para elaboração de relatórios e artigos científicos, entre outras competências.

Os interessados deverão enviar, em formato PDF, carta de apresentação indicando experiências profissionais e a maneira como irão satisfazer as qualificações mínimas (duas páginas no máximo), curriculum vitae e duas cartas de recomendações para Juliana Salvadeo no endereço salvadeo@unicamp.br, com cópia para Sarita Rabelo sarita.rabelo@bioetanol.org.br, referenciando no campo de assunto "projeto FAPESP 15/50612-8 pós-doc".

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1444/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.