Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático sobre políticas de incentivo a viagens não motorizadas desenvolvido em colaboração com as universidades de Utrecht e Oxford (foto: Wikimedia Commons)
Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático desenvolvido em colaboração com as universidades de Utrecht e Oxford
Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático desenvolvido em colaboração com as universidades de Utrecht e Oxford
Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático sobre políticas de incentivo a viagens não motorizadas desenvolvido em colaboração com as universidades de Utrecht e Oxford (foto: Wikimedia Commons)
Agência FAPESP – O Grupo de Planejamento de Transportes do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos) oferece uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado na área de Engenharia de Transportes. O prazo de inscrição encerra em 29 de fevereiro.
O bolsista integrará a equipe de pesquisa do Projeto Temático da FAPESP "DEPICT: Desenho e Implantação de Políticas para incentivo a viagens não motorizadas".
O projeto de pesquisa envolve colaboração entre pesquisadores das universidades de São Paulo, Utrecht e Oxford e a análise das estratégias de planejamento adotadas nas cidades de São Carlos e São Paulo (SP), Groningen, Amsterdam e Houten (Holanda) e Londres (Inglaterra), no que se refere ao lado "hardware" dos modos de transporte (ciclovias, paraciclos) e "software" (políticas, práticas e apoio governamental), identificando formas bem-sucedidas para estimular o uso da bicicleta.
Mais especificamente, o projeto tentará: a) Medir em São Paulo a exposição ao ruído e níveis de estresse de ciclistas e b) Investigar o papel da perspectiva do usuário nas estratégias de planejamento adotadas pelos municípios estudados.
O candidato selecionado conduzirá revisão bibliográfica, coleta de dados e análise de dados para as atividades principais da pesquisa. A investigação acerca das estratégias de planejamento será realizada com base em observação e consulta às prefeituras e outros grupos envolvidos no planejamento da mobilidade nos municípios.
Entrevistas estruturadas e/ou grupos focais serão agendados com as partes interessadas. Um sensor móvel, espacialmente referenciado, será usado para medir a exposição ao ruído. Os níveis de estresse de ciclistas serão medidos por sensores que identificam funções corporais como indicadores de estresse.
Adicionalmente, o candidato selecionado será responsável pela preparação de workshops para garantir o envolvimento das partes interessadas e aumentar a disseminação da pesquisa.
Os candidatos devem ter concluído o doutorado em Engenharia de Transportes, ou área relacionada, e ter experiência em planejamento de transporte cicloviário. Exige-se dedicação integral às atividades do projeto. Outras exigências também se aplicam, conforme normas da FAPESP em http://fapesp.br/bolsas/pd.
Os interessados deverão encaminhar duas cartas de recomendação, uma carta de interesse e currículo, incluindo detalhes de pesquisas já realizadas, em um único arquivo para o e-mail do pesquisador responsável pelo temático, Antônio Nélson Rodrigues da Silva (anelson@sc.usp.br).
Mais informações podem ser obtidas por meio de consulta ao pesquisador responsável (anelson@sc.usp.br) ou a Gustavo Garcia Manzato (gusmanzato@feb.unesp.br).
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1012/.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.