Centro de Energia Nuclear na Agricultura oferece oportunidade de pesquisa junto ao Temático XINGU Project (foto: Nasa)

Pós-Doutorado em Ecologia na USP com Bolsa da FAPESP
19 de maio de 2015

Centro de Energia Nuclear na Agricultura oferece oportunidade de pesquisa junto ao Temático XINGU Project

Pós-Doutorado em Ecologia na USP com Bolsa da FAPESP

Centro de Energia Nuclear na Agricultura oferece oportunidade de pesquisa junto ao Temático XINGU Project

19 de maio de 2015

Centro de Energia Nuclear na Agricultura oferece oportunidade de pesquisa junto ao Temático XINGU Project (foto: Nasa)

 

Agência FAPESP – O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado em Ecologia, junto ao Projeto Temático “XINGU Project: Integrating land use planning and water governance in Amazonia: towards improved freshwater security in the agricultural frontier of Mato Grosso”.

A data-limite para inscrição é 29 de maio de 2015. O projeto tem o apoio da FAPESP e do Marine Biological Laboratory (MBL), dos Estados Unidos, no âmbito do acordo de cooperação entre a FAPESP e o Belmont Forum. O projeto de pesquisa integra o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.  

A oportunidade está aberta para candidatos brasileiros e estrangeiros interessados em desenvolver projetos de pesquisa na área interdisciplinar de Ecologia Aplicada, com ênfase no Direito Ambiental e na Ecologia Política.

O objetivo da pesquisa é propor estratégias para adaptar o sistema brasileiro de gerenciamento dos recursos hídricos à realidade amazônica. Em sua pesquisa, o pós-doutorando deverá compreender como a comunidade humana do Alto Xingu percebe as leis ambientais brasileiras, em especial o novo Código Florestal no que diz respeito aos recursos hídricos; comparar temporalmente as diferentes legislações ambientais brasileiras com os dados de desmatamento derivados de sensoriamento remoto, objetivando acessar a eficácia dos instrumentos legais; investigar o grau em que grandes e pequenos produtores agrícolas são capazes de cumprir o novo Código; e verificar se a legislação pode ser uma ferramenta eficaz para a proteção de populações locais, recursos hídricos e matas ciliares.

O bolsista desenvolverá a pesquisa na região do Alto Xingu, onde deverá colaborar com o trabalho de campo da equipe envolvida no projeto temático.

O candidato precisa ter domínio e fluência das línguas portuguesa e inglesa e ter trabalhado previamente com pesquisa interdisciplinar envolvendo Direito Ambiental e Ecologia Política no Brasil.

O candidato deve enviar carta expondo suas qualificações e seu interesse no projeto e currículo para os professores Alex Vladimir Krusche (alex@cena.usp.br) e Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello (mepegara@usp.br), pesquisadores principais do Temático.

A oportunidade está publicada em: http://fapesp.br/oportunidades/821. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.