Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático desenvolvido no Ipen; prazo de inscrição encerra em 30 de novembro (Foto: Ipen)
Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático desenvolvido no Ipen; prazo de inscrição encerra em 30 de novembro
Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático desenvolvido no Ipen; prazo de inscrição encerra em 30 de novembro
Bolsista integrará equipe de pesquisa de Projeto Temático desenvolvido no Ipen; prazo de inscrição encerra em 30 de novembro (Foto: Ipen)
Agência FAPESP – O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Corrosão em Ligas de Alumínio com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 30 de novembro.
O bolsista integrará a equipe de pesquisa do Projeto Temático "Estudos da corrosão localizada e caracterização de resistência à corrosão associada à fadiga na região de solda em ligas de alumínio de elevada resistência soldadas por fricção (FSW)". A bolsa de PD destina-se a desenvolver projeto específico no tema: Investigação da resistência à corrosão localizada de juntas soldadas de ligas Al-Cu-Li por FSW.
O selecionado deverá conduzir pesquisa teórica e/ou empírica, além de outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, a elaboração de papers e a disseminação dos resultados da pesquisa. Como resultado de sua pesquisa de pós-doutorado, deverá ainda produzir artigos a serem submetidos em revistas de alto impacto acadêmico, bem como apresentá-los em seminário de trabalho.
É recomendável que o candidato possua doutorado em Corrosão de Ligas de Alumínio e forte histórico de publicação. É igualmente desejável que o candidato tenha experiência comprovada nas técnicas SVET (Scanning Vibrating Electrode Technique) e TEM (Microscopia Eletrônica de Transmissão). O trabalho será desenvolvido no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais.
Os interessados deverão enviar Currículo Lattes completo ou curriculum vitae, se estrangeiro, MyCitation (Google Scholar) e projeto de pesquisa relacionado com o tema deste projeto – com no máximo 15 páginas – para o endereço egp01@ipen.br, com o título "Bolsa - PD Temático – Corrosão - SVET". Do projeto de pesquisa deverão constar introdução, objetivos, metodologia, método de análise de resultados, conclusões e bibliografia.
A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1323/.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento estão no site FAPESP-Oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.