Duas vagas estão disponíveis na FGV para Projeto Temático sobre as instituições políticas nos estados brasileiros. Inscrições até 17 de agosto (foto: Valter Campanato/ABr/Wikimedia Commons)

Pós-doutorado em Ciência Política com Bolsa da FAPESP
10 de agosto de 2017

Duas vagas estão disponíveis na FGV para Projeto Temático sobre as instituições políticas nos estados brasileiros. Inscrições até 17 de agosto

Pós-doutorado em Ciência Política com Bolsa da FAPESP

Duas vagas estão disponíveis na FGV para Projeto Temático sobre as instituições políticas nos estados brasileiros. Inscrições até 17 de agosto

10 de agosto de 2017

Duas vagas estão disponíveis na FGV para Projeto Temático sobre as instituições políticas nos estados brasileiros. Inscrições até 17 de agosto (foto: Valter Campanato/ABr/Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado em Ciência Política com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrições termina no dia 17 de agosto de 2017.

As oportunidades estão vinculadas ao Projeto Temático “As instituições políticas subnacionais: um estudo comparativo dos estados brasileiros” que tem Luiz Felipe Alencastro como pesquisador responsável.

O bolsista selecionado para a primeira vaga atuará na pesquisa intitulada “A coordenação eleitoral no Brasil: 1900-1964”, sob a coordenação de Luiz Felipe Alencastro. O principal objetivo do projeto é analisar as instituições políticas no período 1900-1964.

O bolsista selecionado para a segunda vaga atuará na pesquisa "Organizações partidárias locais e seu impacto eleitoral pós-2015", sobre o papel e importância das organizações partidárias locais e seu impacto eleitoral após as mudanças nas regras eleitorais registradas no ano de 2015, tanto aquelas resultantes da aprovação da Lei Nº 13.165, quanto a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) com a conclusão da votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650. A coordenação é do pesquisador principal, Ciro Biderman.

O principal objetivo do projeto é mensurar se partidos com maior nível organizacional possuem estrutura mais forte e institucionalizada para lançar candidaturas e disputar pleitos, o que aumentaria as suas chances eleitorais e sua capacidade de manter-se vivo no mercado eleitoral, uma vez que os recursos de origem privada se tornaram escassos com a proibição da doação empresarial.

Espera-se que o bolsista dessa vaga apresente habilidade para trabalhar com metodologias qualitativas e quantitativas e participe das atividades de pesquisa do projeto temático.

Para ambas as vagas, as tarefas específicas incluem a preparação de relatórios, a construção de base de dados, a participação em conferências e outras atividades coletivas do projeto, e a elaboração de manuscritos para publicação.

Os interessados devem encaminhar carta descrevendo uma proposta preliminar de trabalho e o respectivo Currículo Lattes ou Vitae para: FGV-Cepesp, Rua Itapeva, 286, 10º andar, São Paulo, SP, 01332-000. As cartas de submissão de candidaturas também podem ser enviadas para o endereço eletrônico FGV-Cepesp (cepesp@fgv.br).

Mais informações sobre as vagas estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1680 e www.fapesp.br/oportunidades/1681.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.