As inscrições vão até 30 de abril (imagem: Jaydeep Joshi/Pixabay)

Pós-doutorado em arquitetura de dados para segurança cibernética no ICMC-USP
25 de abril de 2025

Selecionado deverá realizar atividades no exterior por um período entre três e dez meses

Pós-doutorado em arquitetura de dados para segurança cibernética no ICMC-USP

Selecionado deverá realizar atividades no exterior por um período entre três e dez meses

25 de abril de 2025

As inscrições vão até 30 de abril (imagem: Jaydeep Joshi/Pixabay)

 

Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) recebe, até a próxima quarta-feira (30/04), inscrições para uma vaga de pós-doutorado na área de arquitetura de dados para segurança cibernética em sistemas de comunicação não confinados.

O pós-doutorando atuará no projeto “Lakehouse Architecture for Promoting Collaboration and Integration of Cybersecurity Data in Unconfined Communication Systems”, coordenado pela professora Cristina Dutra de Aguiar, do ICMC-USP.

A pesquisa está inserida no contexto da iniciativa RESUME (cybersecurity studies in unconfined communications systems), que reúne pesquisadores de várias universidades brasileiras e estrangeiras.

O objetivo do projeto é apoiar a colaboração entre os pesquisadores por meio do desenvolvimento de uma arquitetura avançada baseada no conceito de lakehouse, que é uma estrutura que une os pontos fortes dos data lakes – grandes repositórios de dados brutos e não estruturados – e dos data warehouses – ambientes organizados para análise e relatórios.

A expectativa é que a arquitetura avançada baseada no conceito de lakehouse facilite a troca de conhecimento e o compartilhamento de dados. Além disso, busca-se ampliar a capacidade de criar soluções mais eficazes e inovadoras para enfrentar as ameaças à cibersegurança eletromagnética em infraestruturas críticas baseadas em comunicação sem fio.

O candidato deve ter, preferencialmente, formação em ciências de computação, domínio de conceitos relacionados a bancos de dados e segurança cibernética em sistemas de comunicação não confinados. Também são desejáveis habilidades de programação e conhecimentos sobre data lakes, data warehouses e lakehouses.

O selecionado deverá realizar atividades no exterior por um período de três a dez meses.

Os interessados podem se inscrever por formulário on-line.

Mais informações: https://tinyurl.com/3zshvaxd.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.