Bolsista participará do Projeto Temático Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes, apoiado pela FAPESP (Imagem: Tilápia/Wikimedia Commons)
Bolsista participará do Projeto Temático Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes, apoiado pela FAPESP
Bolsista participará do Projeto Temático Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes, apoiado pela FAPESP
Bolsista participará do Projeto Temático Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes, apoiado pela FAPESP (Imagem: Tilápia/Wikimedia Commons)
Agência FAPESP –O Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Jaboticabal, oferece oportunidade de Pós-doutorado em Aquicultura com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 25 de janeiro.
O bolsista participará do projeto “Método de determinação da composição corporal de peixes in vivo pelo uso da técnica não-invasiva”, no âmbito do Projeto Temático “Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes”.
O projeto tem por objetivo padronizar a técnica da absorciometria por duplo feixe de raios X (DXA) e aplicá-la para modelar os principais constituintes químicos durante as fases de desenvolvimento dos peixes.
O primeiro estudo tem como objetivo obter a equação da reta padrão de correspondência dos valores estimados pelo DXA para pacus (Piaractus mesopotamicus) e tilápias (Oreochromis niloticus).
A composição química dos indivíduos será determinada pelo DXA e pelo método do abate comparativo (AC). A relação entre os valores obtidos por ambas as técnicas irá gerar a equação da reta, sendo Y os valores a serem estimados correspondentes à AC e o eixo X os valores preditores obtidos pelo DXA. Essa relação será aplicada para cada componente químico (água, proteína, matéria mineral e gordura).
No segundo estudo será caracterizada a curva de crescimento do corpo e dos principais componentes químicos dos animais em um ambiente adequado e não limitante.
No terceiro estudo os resultados a serem obtidos permitirão caracterizar o potencial genético de cada indivíduo, a média da população e sua variabilidade, além de possibilitar a criação de uma planilha eletrônica em linguagem de Excel Visual Basic que determinará a composição corporal dos peixes em tempo real, onde as variáveis de entrada serão os dados gerados pelas leituras da DXA e as variáveis de saída os componentes químicos (proteína, água, gordura e matéria mineral).
Os candidatos devem ter concluído o doutoramento há menos de sete anos, com titulação na área de Zootecnia, Medicina Veterinária ou Aquicultura e ter experiência comprovada em nutrição aminoacídica de organismos aquáticos e modelagem.
Os candidatos devem enviar currículo Lattes com a lista de publicações, cópia da tese de doutorado (em formato pdf) e duas cartas de recomendação, anexados em e-mail ao pesquisador principal do projeto temático, João Batista Kochenborger Fernandes, no endereço jbatista@caunesp.unesp.br. Para mais informações entrar em contato com Thiago Nascimento no endereço thiago_zoounesp@yahoo.com.br.
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/999/.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.