Projeto colaborativo pesquisa modelagem da produtividade em plantações tropicais de rápido crescimento (foto: Wikipedia)
Projeto colaborativo pesquisa modelagem da produtividade em plantações tropicais de rápido crescimento
Projeto colaborativo pesquisa modelagem da produtividade em plantações tropicais de rápido crescimento
Projeto colaborativo pesquisa modelagem da produtividade em plantações tropicais de rápido crescimento (foto: Wikipedia)
Agência FAPESP – Uma posição de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível para o projeto "Characterizing and predicting biomass production in sugarcane and eucalyptus plantations in Brazil", apoiado pela FAPESP no âmbito do Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). O prazo de inscrição se encerra no dia 31 de julho de 2018.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o bolsista desenvolverá, testará e aplicará novas abordagens de modelagem para simulação de plantações de crescimento rápido acopladas a ciclos de água-carbono e crescimento de árvores em escala regional, usando sensoriamento remoto e outros conjuntos de dados de grandes medidas, como dados de torre de fluxo.
O candidato selecionado também irá parametrizar um modelo de crescimento florestal baseado em processos existentes para plantações de eucalipto e explorar o potencial de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto (MODIS, Landsat) e assimilação de fluxos de dados de medições de campo para restringir o modelo em escala regional.
Vários laboratórios e instituições colaboram no projeto, como o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) e o Instituto de Computação da Unicamp, a Embrapa Meio Ambiente, a Universidade Federal de Minas Gerais, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP e o instituto francês Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad).
O candidato deve ter doutorado em Ciência do Sistema Terrestre, Ecofisiologia, Silvicultura ou disciplina relacionada. Exigem-se para a vaga, entre outros, experiência anterior em modelagem baseada em processos de crescimento de vegetação ou modelos complexos similares, conhecimento prático de linguagens de codificação (C++, Matlab, R, Fortran, etc.) e experiência com análise de dados de sensoriamento remoto.
As candidaturas devem ser encaminhadas por e-mail para o professor coordenador do projeto, Rubens Lamparelli (lamparel@unicamp.br), com cópia para o gerente de projetos do Nipe, Johinislan Prates (johinislan@nipe.unicamp.br), incluindo “Projeto FAPESP 2014/50715-9 pós-doutorado” na linha de assunto. Junto ao e-mail devem ser anexados uma carta explicando suas experiências profissionais, um curriculum vitae e duas cartas de recomendação.
Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2196.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.