Bolsista integrará projeto sobre produção de biomassa na cana e eucalipto. Inscrições até 11 de novembro (foto: Eduardo Cesar/Pesquisa FAPESP)
Bolsista integrará projeto sobre produção de biomassa na cana e eucalipto. Inscrições até 11 de novembro
Bolsista integrará projeto sobre produção de biomassa na cana e eucalipto. Inscrições até 11 de novembro
Bolsista integrará projeto sobre produção de biomassa na cana e eucalipto. Inscrições até 11 de novembro (foto: Eduardo Cesar/Pesquisa FAPESP)
Agência FAPESP – O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Agronomia com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 11 de novembro.
O bolsista integrará a equipe do projeto “Caracterização e Previsão da Produção de Biomassa na Cana-de-Açúcar e Eucalipto no Brasil”, desenvolvido com apoio da FAPESP e da Microsoft Research.
O candidato selecionado irá desenvolver, testar e aplicar modelos para simulações do funcionamento das plantações de crescimento rápido, incluindo ciclos de água e carbono, na escala regional, usando sensoriamento remoto e outras bases de dados de medições, como os oriundos de Eddy-covariance (torre de fluxos). Irá, ainda, parametrizar um modelo existente baseado no crescimento de plantações de eucalipto e explorar o potencial de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto (Modis, Landsat), além de dados de medições de campo para assimilação no modelo.
O projeto envolve a colaboração de vários laboratórios e instituições, tais como o Nipe, o Instituto de Computação da Unicamp, a Embrapa Meio Ambiente, a Universidade Federal de Minas Gerais, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena/USP) e o instituto francês Cirad (UMR Eco&Sols, Montpellier).
O bolsista estará sob a supervisão de Marcelo Galdos, da Unicamp, e de Guerric le Maire, do Cirad (pesquisador visitante Nipe e Embrapa), e irá colaborar com os diferentes pesquisadores envolvidos no projeto.
Os candidatos devem ter o título de doutorado em Ciências do sistema terrestre, Ecofisiologia, Silvicultura ou disciplinas relacionadas; experiência anterior em modelagem baseada em processos de crescimento da vegetação ou modelos complexos semelhantes, confirmada por publicações no assunto; conhecimento prático de Fortran e experiências em outras linguagens de programação (C++, Matlab, R etc.).
A formação mínima inclui, também, capacidade demonstrada para publicar artigos científicos. Experiência com análise de dados de sensoriamento remoto será um diferencial.
Mais informações na oportunidade publicada em: fapesp.br/oportunidades/1300.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.
Informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/boldas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.