Bolsistas trabalharão com temas como algoritmos quânticos e átomos ultrafrios, entre outros (imagem: Gerd Altmann/Pixabay)

Pós-doutorado e treinamento técnico em tecnologias quânticas na UFSCar
25 de outubro de 2023

São oferecidas três vagas no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia; candidatos devem ter doutorado em física ou áreas correlatas

Pós-doutorado e treinamento técnico em tecnologias quânticas na UFSCar

São oferecidas três vagas no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia; candidatos devem ter doutorado em física ou áreas correlatas

25 de outubro de 2023

Bolsistas trabalharão com temas como algoritmos quânticos e átomos ultrafrios, entre outros (imagem: Gerd Altmann/Pixabay)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Tecnologias quânticas de segunda geração” dispõe de duas oportunidades de pós-doutorado e uma de treinamento técnico nível cinco (TT-5), todas com bolsa da FAPESP. As inscrições vão até terça-feira (31/10).

As atividades são conduzidas no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar).

Os bolsistas participarão de grupos de pesquisa dinâmicos, que trabalham com centros de excelência no exterior e colaboram com empresas interessadas no desenvolvimento de tecnologias quânticas para aplicações comerciais.

Todas as vagas requerem doutorado em física ou áreas afins. Um dos bolsistas de pós-doutorado trabalhará na área de computação quântica, com algoritmos quânticos para resolução de problemas de otimização e foco especial em problemas práticos e de interesse comercial (roteamento de veículos, alocação de objetos em estoques e problemas ligados ao mercado financeiro, por exemplo).

O segundo pós-doutorando trabalhará com correlações quânticas em átomos frios. Será responsável por um experimento de átomos ultrafrios com o objetivo de reduzir ruído quântico em lasers, relógios atômicos e interferômetros e explorar novos caminhos para usar interferometria de onda de matéria para melhoramento de sensores inerciais.

O TT-5 trabalhará com propriedades ópticas, eletrônicas e crescimento dos dicalcogenetos de metais de transição.

Mais informações sobre as vagas e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6409/, www.fapesp.br/oportunidades/6410/ e www.fapesp.br/oportunidades/6411/.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

A Bolsa TT-5 é voltada a profissional graduado, com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação ou título de doutorado (preferível doutor em computação), com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 9.046,80 mensais.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.