Pós-doutorado e mestrado em sistemas eletroquímicos com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Pós-doutorado e mestrado em sistemas eletroquímicos com bolsa da FAPESP Vagas são para projeto do Centro de Inovação em Novas Energias voltado a buscar uma rota sustentável para a conversão de metano com tecnologias eletroquímicas avançadas (imagem: Wikimedia Commons)

Pós-doutorado e mestrado em sistemas eletroquímicos com bolsa da FAPESP

01 de abril de 2019

Agência FAPESP – O Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído em parceria pela FAPESP e a Shell, dispõe de uma vaga de mestrado e uma de pós-doutorado, ambas com bolsa da FAPESP. As oportunidades são oferecidas no âmbito do projeto "Rota sustentável para a conversão de metano com tecnologias eletroquímicas avançadas". As inscrições vão até dia 10 de abril de 2019.

O bolsista de mestrado terá como foco de pesquisa a síntese de nanocatalisadores baseados em estruturas tridimensionais de carbono e a elucidação dos sítios ativos destes nanomateriais, bem como dos mecanismos das reações eletroquímicas de conversão de metano a produtos sobre os eletrocatalisadores sintetizados.

Os candidatos devem ter diploma de ensino superior em química, ciência dos materiais, engenharia química ou em áreas afins. Experiências anteriores na síntese e caracterização de nanopolímeros, nanoestruturas de carbono e eletroquímica são altamente valorizadas, embora não sejam requeridas.

A posição de pós-doutorado tem como objetivo desenvolver, testar e caracterizar sistemas de eletrodo/catalisador para a conversão seletiva de metano a produtos. O bolsista participará do desenvolvimento de técnicas de cromatografia gasosa com espectrometria de massa acoplada para determinar e quantificar os produtos formados na conversão eletroquímica de metano nos conjuntos eletrodo/catalisador desenvolvidos.

Os candidatos devem ter completado doutorado em química, ciências dos materiais, engenharia química ou área equivalente. Exige-se experiência no desenvolvimento de novas técnicas para cromatografia gasosa – espectrometria de massas e na síntese de catalisadores nanoestruturados; produção de eletrodos e sistemas eletroquímicos de eletrólito polimérico; técnicas experimentais eletroquímicas e afins; análise cinética; mecanismos catalíticos; e pesquisa multidisciplinar e experiência prática de trabalho como parte de uma equipe de pesquisa.

Para se inscrever em qualquer uma das oportunidades oferecidas, é preciso enviar curriculum vitae atualizado, o índice H, média aritmética do fator de impacto de todos os artigos publicados, uma cópia do histórico acadêmico e uma carta de motivação para o e-mail de Thiago Lopes (tlopeschem@gmail.com), para os candidatos ao mestrado, e de Almir Oliveira Neto (aolivei@ipen.br), para os candidatos ao doutorado.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2721 e www.fapesp.br/oportunidades/2719.

Saiba mais sobre as Bolsas de Mestrado da FAPESP em: www.fapesp.br/bolsas/ms.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados