Projeto sobre evolução de invertebrados marinhos é desenvolvido no Laboratório de Diversidade Genômica do Instituto de Biociências (foto: Wikimedia Commons)

Pós-doutorado e iniciação científica em ecologia evolutiva na USP
26 de setembro de 2022

Projeto sobre evolução de invertebrados marinhos é desenvolvido no Laboratório de Diversidade Genômica do Instituto de Biociências

Pós-doutorado e iniciação científica em ecologia evolutiva na USP

Projeto sobre evolução de invertebrados marinhos é desenvolvido no Laboratório de Diversidade Genômica do Instituto de Biociências

26 de setembro de 2022

Projeto sobre evolução de invertebrados marinhos é desenvolvido no Laboratório de Diversidade Genômica do Instituto de Biociências (foto: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado e duas de iniciação científica são oferecidas pelo projeto “Genética de paisagens e genômica comparativa: uma abordagem integrada no estudo evolutivo de invertebrados marinhos”, vinculado ao Programa BIOTA-FAPESP. O prazo de inscrição se encerra na sexta-feira (30/09).

Desenvolvido no Laboratório de Diversidade Genômica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), o projeto explora três aspectos potencialmente fundamentais no estabelecimento de uma ponte entre diversidade genética e traços adaptativos em dois ambientes marinhos restritivos e pouco estudados.

O pós-doutorando trabalhará com filogenômica da família Cyamidae usando elementos ultraconservados e análise do genoma de Cyamus boopis. É esperado que o candidato tenha experiência em biologia molecular e ferramentas de bioinformática, além de disponibilidade para estágio no exterior. Experiência com o grupo Cyamidae é desejável.

As inscrições para essa oportunidade devem ser feitas pelo e-mail da professora Sónia Andrade (soniacsandrade@ib.usp.br). Colocar no campo assunto “Projeto Pós-Doutorado em Filogenômica” e anexar os seguintes documentos em formato PDF: carta de apresentação, currículo resumido e carta de recomendação.

Os candidatos à iniciação científica devem ter interesse em aprender filogeografia, ecologia de comunidades e taxonomia comparada, bem como disponibilidade para viagens de campo. É desejado que já tenham cursado ao menos uma disciplina nas áreas de genética e zoologia de invertebrados.

Os interessados devem enviar carta de interesse e histórico escolar também para o e-mail de Andrade.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5359 e www.fapesp.br/oportunidades/5004.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

A Bolsa de Iniciação Científica da FAPESP tem duração de 6 a 12 meses, a depender do desempenho do bolsista. O valor mensal é de R$ 800,10. Mais informações sobre bolsas de iniciação científica estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/ic.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.